PR e embaixador alemão analisam cooperação

As trocas comerciais entre Angola e a Alemanha, em 2020, avaliam-se em 120 milhões de euros, disse, ontem, em Luanda, o embaixador alemão, Dirk Lolke. Dirk Lolke, que termina a sua missão diplomática de três anos em Angola, anunciou o facto à imprensa, depois de transmitir cumprimentos de despedida ao Presidente da República, João Lourenço. Reafirmou o interesse do seu país em tornar-se um parceiro tecnológico de Angola, a quem a Alemanha forneceu já turbinas para as barragens hidroeléctricas.

O diplomata alemão enalteceu o empenho da multinacional alemã “Siemens”, na construção do futuro Metro de Superfície de Luanda (MSL) e recordou que, no âmbito do projecto, ao Estado angolano cabe assegurar o corredor para o traçado do MSL, o plano de expropriação, os requisitos técnicos e operacionais, a bilhética e definir os tipos de estações. À multinacional Siemens, por seu lado, cabe assegurar as soluções tecnológicas, equipamento e a formação de pessoal.

Lamentou o facto de a crise gerada pela Covid-19 ter afectado a cooperação económica, com destaque para as negociações para a materialização de um projecto de produção, em Angola, de hidrogénio verde, essencial para a indústria. Assegurou o reforço da cooperação alemã, por via da União Europeia, na recuperação dos fundos angolanos desviados ilicitamente.

Anunciou que a Alemanha tem disponíveis mais de 30 bolsas de estudos, nos domínios da geologia e mineralogia, destinadas a cidadãos angolanos. Informou haver já discussões avançadas, com o Ministério dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, para a efectivação das bolsas, ao mesmo tempo que foram lançados concursos de bolsas para o estudo da língua alemã. Com cerca de 82,8 milhões de habitantes, a República Federal da Alemanha é um país da Europa Central, limitado a Norte pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a Leste pela Polónia e República Checa, a Sul pela Áustria e pela Suíça, e a Oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.