Angola beneficia de 8 milhões de euros da Alemanha para acudir refugiados da RDC

Angola beneficia de 8 milhões de euros da Alemanha para acudir refugiados da RDC

Angola está entre os países que vão beneficiar de uma ajuda financeira no valor de 8 milhões de euros que o Governo da República Federal da Alemanha disponibilizou para apoiar o programa de assistência e protecção aos refugiados provenientes da República Democrática do Congo (RDC). 

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), esta contribuição integra o seu Plano Regional para a Resposta a Refugiados (RRRP) da RDC, que tem como objectivo ajudar 1,1 milhão de pessoas que se encontram na condição de
refugiados em sete países vizinhos.
“Soma-se aos 4,4 milhões de euros já oferecidos pela Alemanha para a resposta emergencial em 2021”, diz a nota a que OPAIS teve acesso.

O ACNUR esclarece que em Angola, a contribuição alemã possibilitará reforçar suas actividades de registo e documentação, assim como saúde básica, educação, proteção, abrigamento, acesso à água e saneamento básico e iniciativas voltadas para a promoção de meios de vida, no Assentamento de Refugiados do Lóvua, na Província de Lunda Norte.

Segundo esta organização,a o Governo da Alemanha aumenta sua contribuição para apoiar refugiados deste país que sofre uma das mais difíceis e duradouras crises humanitárias na África que já obrigou centenas de milhares de pessoas a abondonarem as suas casas e suas famílias com o propósito de preservarem as suas vidas.
“As centenas de milhares de refugiados que têm sido generosamente acolhidos em todo o continente africano, incluindo Angola (23.536), Burundi (79.662), República do Congo (19.791), Ruanda (74.696), Uganda (573.406), República Unida da Tanzânia (78.571) e Zâmbia (58.911)”, diz.

O ACNUR esclarece que regionalmente, além de oferecer resposta emergencial, o RRRP para a situação na RDC promove a inclusão de refugiados nos sistemas nacionais e busca fortalecer a auto-suficiência por meio da educação, treinamento vocacional e oportunidades de sustento e apoio para a maior integração entre as comunides de refugiados e de acolhimento.