Cinéfilos apreciam filme “A Testemunha” na Ilha de Luanda

Cinéfilos apreciam filme “A Testemunha” na Ilha de Luanda

Depois das exibições dos filmes “O Plano do Rei”, “Chaduka” do realizador Ngouabi Silva, o projecto Quartas de Cinema mostra amanhã a película “A testemunha”, a partir das 18 horas e 30 minutos, no auditório Wiza da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, que culminará com conversas entre os expectadores e o cineasta sobre o enredo

Este filme cujo personagem arrebatou o prémio de Melhor Actriz, pela interpretação de Isalina Gonçalves, no ano passado, durante a 7ª edição do Festival Internacional O Cubo de Cinema, produzido pela Criações Imediatas conta a história de uma mulher que acorda nos escombros sinistros sem memória, fruto de uma pancada na cabeça. E, aos poucos, no decorrer dos acontecimentos, enquanto tenta sair do local vai tento flashbacks que a levam a uma surpreendente conclusão.

O mesmo tem como protagonistas a actriz Isalina Gonçalves com a participação do actor Raúl de Rosário. O secretário-geral da Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), Francisco Keth, avançou que o projecto teve início a 14 deste mês, através de uma parceria feita pela associação com a Fundação Arte e Cultura, para exibição de filmes nacionais e africanos, durante um ano, em sessões gratuitas. Durante um mês serão dedicadas três a quatro semanas para cada realizador membro da APROCIMA.

Francisco Keth disse que entre os objectivos desta parceria, além da exibição de filmes dos associados durante 12 meses, consta a divulgação de trabalhos patrimoniais de autores nacionais e de cineastas africanos. “Temos tido muitas dificuldades, porque há mais de um ano que não podemos trabalhar na nossa sede, por causa da pandemia. Evitamos a frequência pois existem, entre nós, pessoas de alto risco, devido a idade. Estamos muito limitados. Daí ser tão benéfica essa parceria com a Fundação Arte e Cultura”, manifestou ao Jornal OPAÍS.

“Kambas do Cinema” em Agosto

Este projecto, “Kamba do Cinema”, que arranca na última semana do mês de Agosto, consta da parceria com o qual pretendem realizar uma sessão especial por mês, em que serão convidadas as famílias na Ilha de Luanda. Os convites serão direccionados a elas, nas suas respectivas residências, com vista a se criar um público, para aumentar a cifra de cinéfilos na cidade de Luanda, em particular na Ilha.

“Futuro Cineasta”

A criação de oficinas para fomentar o surgimento de novos realizadores e demais profissionais, através do projecto “Futuro cineasta”, consta, também, da parceria cujo termo de compromisso foi assinado pela directora da Fundação Arte e Cultura, Naama Margalit e Francisco Keth. O mesmo arranca na primeira quinzena de Agosto, com a realização das aulas gratuitas aos Sábados, durante um mês, sendo que as inscrições decorrerão na Fundação, onde mensalmente pretendem ter 10 formandos, no máximo.

O projecto que também persistirá durante 12 meses visa atender os cursos livres para adolescentes e jovens de baixa renda, residentes ou não na Ilha de Luanda. Trata-se de laboratórios teóricopráticos, para obterem noções básicas sobre a escrita de argumento (para contar uma história por meio do vídeo), como manejar uma câmara (pode ser telemóvel) e as funções (objectivos de um filme) do universo da sétima arte. Segundo o secretário-geral, os professores (monitores) serão profissionais do cinema que serão convidados pela APROCIMA.

Outras iniciativas

Com vista a continuidade da expansão das suas actividades, o secretário-geral disse que estão a estabelecer contactos com instituições públicas e privadas de ensino técnico profissional e, mesmo com Universidades, para instituir cursos intensivos de extensão universitária. “Tentamos com a Universidade Independente de Angola, embora não tenhamos ainda uma conclusão, estamos a tentar com várias instituições. Aliás, em Outubro de 2020 criamos os Núcleos Municipais da APROCIMA com esses e outros fins”, terminou.

A APROCIMA

Fundada a 16 de Agosto de 2014, a APROCIMA é apolítica, sem fins lucrativos, e goza de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. Entre os seus objectivos, visa cooperar com o Estado e a sociedade civil para o estabelecimento e implementação de políticas de desenvolvimento do Cinema e Audiovisual em todas as suas vertentes, visando a paz e harmonia social, bem como estabelecer parceria com instituições dos países da SADC.

Tem ainda como objectivo promover a formação profissional dos seus associados e da sociedade em geral voltada ao cinema e áudio-visual, prestar assessoria institucional às produções nacionais e estrangeiras, realizadas, principalmente, em território nacional, bem como defender a divulgação dos hábitos e costumes nacionais, regionais e locais nas produções cinematográficas e áudio-visuais angolanas realizadas em território nacional. É também responsabilidade da associação, promover a realização de festivais e mostras de cinema, e pugnar pela criação da carteira profissional dos técnicos do cinema e áudio-visual nacional