Duetos realiza concerto de poesia musicada no Memorial Agostinho Neto

Duetos realiza concerto de poesia musicada no Memorial Agostinho Neto

Uma saudade guardada desde a noite de 28 Fevereiro de 2020 será encerrada, no próximo dia 4 de Agosto, às 18 horas, no Memorial Agostinho Neto. Quem assegura é o director executivo da Zona Jovem Produções, Figueira Ginga, que anuncia a retoma do Duetos N’Avenida, numa versão “poesia musicada”, com Ângelo Reis e Márcio Batalha no centro do palco

O projecto, iniciado em Agosto de 2018 por Patrícia Faria e Puto Português, teve a última versão comandada por Heavy C e Gutto, derradeiro Duetos antes da pandemia em curso. A menos de duas semanas do retorno, Figueira Ginga conversou com o Jornal OPAÍS sobre a noite de spoken words e promete que vai haver Duetos N’Avenida por “um longo prazo”.

Como nasceu a ideia de fazer um spoken words dentro do Duetos?

A pandemia obrigou-nos a repensar o nosso projecto, e nós não tínhamos percebido o grau de aceitação que o Duetos N’Avenida atingiu no nosso Horizonte Cultural. Então, mudamos o conceito, passando de um espectáculo para um produto cultural, no qual a diversidade e qualidade são factores de inclusão. Daí vem essa aposta, que temos a certeza que será um êxito.

Pode descrever-nos como vê os protagonistas do próximo Duetos?

São do melhor que há actualmente no cenário poético. Ângelo Reis, que representa a revolução na forma de fazer poesia: e o Márcio Batalha, que é a irreverência em versos cobertos de paixão. Será um Dueto agradabilíssimo de se ver. Recomendamos! A pandemia pode se estender além do esperado. Sendo assim, a ideia de produzir para pequenas plateias poderá ser uma tendência a ser seguida pela Zona Jovem? Sim, vamos definitivamente nos adaptar à realidade e pensar os nossos eventos à medida das limitações, mas deixo aqui a certeza: a partir de 4 de Agosto haverá Duetos N’Avenida por um longo prazo.

Sobre o espaço do memorial, qual a capacidade da plateia?

Para este show especificamente teremos aproximadamente 200 espectadores, dentro do que o actual Decreto Presidencial sobre Situação de Calamidade nos permite.

Pretende outros realizar Duetos ainda esse ano?

O que nos pode antecipar? Claro que sim. O projecto sofrerá uma metamorfose paulatina e para melhor. Mas a intenção é não parar e seguir por mais alguns anos. Vamos ver se conseguimos as parcerias necessárias para concretizar este sonho de manter acesa a chama de um produto cultural com valor acrescentado”

E com relação à equipa dessa edição?

Tal como sempre habituamos contaremos com o competente e muito experiente director artístico Chalana Dantas, com a colaboração da equipa de produção, e assim será para os shows seguintes. Para estes primeiros shows a composição da banda é pequena e sólida a nível instrumental. A noite de 4 de Agosto será grandiosa e apaixonante. Vocês verão!

POR: Marlene Lopes