AGT dá início à segunda fase do Programa de Cidadania Fiscal

AGT dá início à segunda fase do Programa de Cidadania Fiscal

Destinada aos responsáveis e gestores que desenvolvem actividades comerciais e industriais, com vista a fomentar o cumprimento voluntário das obrigações fiscais o programa arrancou na capital da província do Cuanza-Norte

O programa é uma parceria da Administração Geral Tributária com o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

As acções de formação vão estender-se para todo o território nacional e tem por objectivo capacitar com conhecimentos práticos os responsáveis das micro, pequenas e médias empresas, bem como os empreendedores e as cooperativas, com vista a fomentar trabalho cumprimento voluntário das obrigações fiscal e criar uma nova cultura no que ao dever fundamental de pagamento do imposto diz respeito.

Este eixo do Programa Nacional de Cidadania e Educação Fiscal, com duração de cinco meses (Julho a Novembro), será ministrado pelos técnicos da AGT de todo o país, e prevê capacitar 2 mil operadores económicos.

O ciclo formativo está assente em seis módulos, repartidos em quatro sessões que serão, simultaneamente, realizados nas regiões tributárias de todo o país.

Lembrar que o primeiro eixo do programa esteve direccionado aos estudantes universitários de todo o país e decorreu em parceria com a Universidade Agostinho Neto (UAN), e a Associação de Estudantes das Universidades Privadas de Angola (AEUPA), tendo abrangido 7 mil e 400 estudantes universitários de todo o país, capacitados sobre vários impostos que constituem o Sistema Fiscal Angolano.