Indústrias têxtil e de mineração usadas para atrair empresários turcos a investirem em Angola

Indústrias têxtil e de mineração usadas para atrair empresários turcos a investirem em Angola

O Presidente da República, João Lourenço, convidou, Quarta-feira, 28, empresários da Turquia a investirem em Angola, nos sectores da mineração, agricultura e indústria têxtil, pela sua experiência nesses domínios

Ao discursar na abertura do Fórum Empresarial Angola-Turquia, que se realiza em Ankara, o Chefe de Estado angolano destacou a capacidade tecnológica, empresarial e técnica dos turcos, pelo que aguarda confiante por investimentos em solo angolano, 2026 em breve.

“Permitam-me agradecer as autoridades da República da Turquia, particularmente o Conselho das Relações Económicas no Exterior da Turquia, por ter organizado esse importante evento, mesmo num momento de restrições devido à pandemia da Covid-19”, disse.

João Lourenço enalteceu também o potencial do país euro-asiático na montagem de automóveis, produção de tractores, tecidos, alimentos, fertilizantes, produtos electrónicos e electrodomésticos, vestuário e calçado, bem como na indústria farmacêutica.

Referiu igualmente que Angola reconhece e está interessada na experiência da Turquia, no domínio da agricultura, assim como em novos investimentos no sector mineiro, onde existem muitos metais por se explorar, com destaque para o ferro, o ouro e o cobre.

Angola e a Turquia desenvolvem relações bilaterais desde 1980, reforçadas Terça-feira última (27), com a assinatura de 10 acordos de cooperação, nos domínios do comércio, economia, recursos minerais e transportes, entre outros.