Processo de votação dos nomeados nos AMA arranca em Agosto com distinção em 28 categorias

Processo de votação dos nomeados nos AMA arranca em Agosto com distinção em 28 categorias

O processo de votação dos nomeados na 8.ª edição dos Angola Música Awards (AMA) arranca no dia 1º de Agosto, com a participação de mais de 100 artistas e grupos angolanos nacionais e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em cerca de 28 categorias

A votação dos nomeados neste evento, tido como um dos mais relevante da indústria musical angolana, cuja gala de premiação será realizada entre os meses de Outubro e Novembro a partir dos estúdios da TPA, com transmissão na RTP África, é feita pelo público e, este ano, assim como nas edições anteriores, conta com uma nova categoria, a de Melhor Produtor de Vídeo-clipes.

Entretanto, os cidadãos poderão eleger os favoritos nas classes de Melhor Afro-House, Melhor Álbum, Melhor Artista Digital by Musickool, Melhor Artista em Palco, Melhor Artista Feminina, Artista Mais Popular da Internet, Melhor Artista Masculino, Melhor Artista/Grupo Revelação, Melhor Colaboração, Melhor Ghetto Zouk, Melhor Gospel, Melhor Grupo, Melhor Kizomba, Melhor Kuduro, Melhor Música Tradicional, Melhor Produção Musical.

Fazem ainda parte deste leque de categorias a de Melhor R&B/Soul, Melhor Rap/Hip-Hop, Melhor Rock, Melhor Semba, Melhor Vídeo Clipe, Melhor Produtor de Vídeo Clipe, Melhor World Music, Música Mais Popular, Melhor Música PALOP Mais Tocada em Angola, Melhor DJ, Artista Novo Talento, Melhor Artista Internet, em que os cidadãos poderão eleger os melhores entre os nomeados.

O CEO dos AMA, Daniel Mendes, em conversa aOPAÍS disse que estão a trabalhar para que a gala de premiação não seja restrita, conforme aconteceu no ano passado, a partir dos estúdios da TPA, em função da pandemia da Covid-19. “Os serviços nacionais de saúde é que vão ditar às regras, se será possível fazer com o público ou não.

Mas, se nos derem a possibilidade de fazer com a presença do público seria muito bom, mesmo sendo com um número reduzido”, perspectivou.

O também empresário referiu que ficou surpreendido com o número de artistas e grupos participantes, que superou às expectativas, uma vez que em função da pandemia receavam ter pouca aderência. Realçou ser gratificante poder contar com a colaboração dos talentosos.

Novidades nesta edição

Conforme tem acontecido nas edições anteriores, teremos uma nova categoria, conforme referenciada anteriormente, que vai distinguir os produtores de vídeo-clipes. Nesta senda de novidades almeja-se ainda convidar um artista francês, com base na parceria efectivada com a França, para que possa participar na gala de premiação. Esta iniciativa tem como objectivo afincar a internacionalização do evento, um trabalho desenvolvido pela organização.

“Todos os anos trabalhamos de modos a trazer novidades. Neste momento, temos de uma nova categoria, que nós acrescentamos porque era necessário. Com base na parceria que estamos a fazer com a França, pretendemos trazer um artista francês para poder estar na gala. Acredito que vai correr tudo bem, por causa, também, da ideia da própria internacionalização da gala. Por isso estamos a trabalhar com parceiros internacionais, para podermos ter um artista francês em palco.

Objectivos do evento

Os Angola Music Awards (AMA) são um concurso único em Angola. Os prémios destacam o trabalho dos melhores e mais populares artistas e criadores de música angolana. Têm como objectivo principal a valorização cultural da música de Angola, a promoção de novos valores e a homenagem aos criadores e interpretes que têm feito a história da música do país.

A produção executiva dos AMA é da responsabilidade do Grupo Mener, sociedade de direito angolano, em parceria com instituições públicas e privadas. Pretende-se que evento seja popular e com elevada notoriedade na sociedade angolana a nível nacional e internacional. SMS, Facebook e votação online são algumas das ferramentas a serem usadas pela organização dos AMA.