Luther Rescova “imortalizado” em livro

Luther Rescova “imortalizado” em livro

O jovem académico Manuel Salvador, de 34 anos, lança, hoje, a partir das 15 horas, o livro intitulado “Monó – O Legado de Sérgio Luther Rescova Joaquim: 1980-2020”, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda

E m declarações ao Jornal OPAÍS, Manuel Salvador disse que o livro tem como finalidade trazer a público todo o histórico inspirador que foi a vida do político Sérgio Rescova. A obra, com 105 páginas, editada pela editora Sindjekumi, tem o prefácio do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, e contou com o apoio institucional do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente. “ O livro contém testemunhos, textos fúnebres de figuras políticas, diplomáticas, sociais e de familiares que, durante décadas, conviveram e partilharam momentos com Sérgio Luther Rescova”, explicou.

O homenageado

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu no dia 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge, e morreu a 09 de Outubro de 2020, em Luanda, vítima de doença. Foi mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola.

Foi deputado à Assembleia Nacional pelo partido MPLA, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos. O “eterno líder” foi docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, onde leccionou a disciplina de Direito Constitucional. O malogrado exerceu, igualmente, o cargo de secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA.

Entre 2 de Janeiro de 2019 e 26 de Maio de 2020 exerceu o cargo de governador da província de Luanda, onde, de entre as várias acções, deixou as suas impressões digitais na remoção de uma grua que estava há 40 anos sobre residências inacabadas no bairro Prenda, distrito da Maianga, município de Luanda. Sérgio Luther Rescova foi também governador da província do Uíge, de 26 de Maio de 2020 até à data da sua morte.

O autor

Manuel Salvador é docente universitário do Instituto Superior Politécnico Deolinda Rodrigues e licenciado em língua e literatura portuguesas pela Universidade Agostinho Neto.