Morreu Jacob Desvarieux vítima de Covid-19

Morreu Jacob Desvarieux vítima de Covid-19

 

O músico Jacob Desvarieux, co-fundador do grupo Kassav, morreu na noite desta Sexta-feira, 30 de Julho, aos 65 anos, no hospital Abymes em Guadalupe, Vitima de Covid-19, após estar vários dias hospitalizados.

Diabético e tendo recebido um transplante de rim em 2008, o artista foi internado no dia 12 de Julho em coma artificial. O co-fundador do grupo Kassav ter-se-á deslocado ao hospital para um simples exame médico de rotina neste dia, testou positivo para a Covid-19, mesmo já tendo recebido duas doses da vacina contra a doença, reportam os jornais antilhanos.
Dono de uma voz inconfundível conhecida à volta do mundo, Jacob era tido de sorriso fácil, comunicativo, gentileza natural e modéstia excepcional.
Foi aos dez anos o artista começou a aprender a tocar guitarra, depois de a mãe, Cécile Desvarieux, ter-lhe oferecido uma. Nascido em 21 de Novembro de 1955 em Paris, com poucos meses de vida, Jacob Desvarieux foi viver para a Guadeloupe, ilha de origem da mãe.
Alocados na metrópole francesa numa casa de burgueses, onde a mãe estaria a cuidar dos afazeres domésticos, o artista e mãe tinham o hábito de ler a revista Bingo, dedicada ao mundo negro. Cécile queria descobrir África e foi ali que arranjou motivação para largar tudo e ir morar dois anos para o Senegal.
Em 1979, em Paris, Jacob Desvarieux teve um encontro decisivo. Um músico de Guadalupe queria conhecê-lo para falar-lhe sobre um projecto visionário. Pierre-Edouard Décimus queria criar um grupo que voltasse às origens da música das Antilhas e que fosse conhecido mundialmente, e até já tinha o nome em mente: Kassav – em referência à panqueca de mandioca em crioulo.
O grupo foi gradualmente formado e desde o início Jacob Desvarieux foi um dos seus pilares, juntamente com os irmãos Décimus, Pierre-Edouard e Georges. Em seguida, Jean-Philippe Marthély, Jocelyne Béroard e Jean-Claude Naimro juntaram-se ao grupo, assim como Patrick Saint-Eloi e Claude Vamur.