Associação quer inscrição dos vendedores no INSS

O presidente da Associação dos Vendedores dos Mercados de Angola (AVMA), Orlando Domingos, defendeu ontem Segunda-feira, em Luanda, a remuneração condigna para os fiscais e inscrição dos vendedores no Instituto de Segurança Social (INSS).

Segundo o responsável, que falava em conferência de imprensa sobre o funcionamento dos mercados em tempo de pandemia da Covid-19, há grandes atropelos na actividade comercial, deixando, por exemplo, 980 fiscais e administradores de mercados com pagamentos em atraso ou sem o mesmo e, pelo menos, 67 mil vendedores dos 25 mercados existentes em Luanda fora do sistema do INSS.

Citado pela Angop, Orlando Domingos disse que os constrangimentos podiam ser sanados se houvesse mais organização dos mercados e transparência no que se arrecada, tendo em conta que os mais pequenos chegam a atingir até um milhão e 500 mil kwanzas mês de receitas, enquanto os maiores até 2 milhões e 500 mil kwanzas mês.

As receitas são provenientes da taxa diária imposta aos vendedores e todos aqueles que fazem do mercado o seu “ganha- pão”, bem como quando os mesmos tratam do cartão do mercado ou sujeitos às multas e outros emolumentos.

Fez saber que as taxas estão estabelecidas a uma média de 88 kwanzas o metro quadrado para colocação de bancada e outros utensílios, podendo dobrar e triplicar o valor, em função do volume de negócio.

Entende que com uma boa organização, se poderia da melhor forma, definir com rigor a remuneração para os gestores do mercado e outros trabalhadores.

“Deve-se organizar a venda nos mercados em Luanda e, de forma geral, em todo país, para facilitar os tratamentos dos cartões que definem quem é ambulante, feirante e vendedor, assim como estabelecer os locais específicos de venda”, asseverou.