PIIM recupera ruas na província de Luanda

PIIM recupera ruas na província de Luanda

As ruas terciárias dos distritos do Neves Bendinha e do Sambizanga, município de Luanda, beneficiam de reabilitação, com a colocação de novo tapete asfáltico, manilhas, esgotos, lancis, passeios e iluminação pública, no âmbito do PIIM

A empreitada lançada no ano transacto e enquadrada no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) está a cargo das empresas Griner, Mota-Engil, MCA, Omatapalo e Angolaca.

Em uma ronda efectuada ontem, (Segunda-feira), a ANGOP constatou que no Neves Bendinha a empresa Mota-Engil, das três ruas sob sua responsabilidade já asfaltou a rua António Lisboa, onde colocou a nova drenagem, passeios, lancis e a iluminação pública.

Já a rua Alípio Brandão tem o trabalho de drenagem todo concluído e nesta altura estão a ser terminados os passeios e a asfaltagem da mesma via, enquanto a via Ângelo Lupi está a ser preparada para receber a primeira camada de asfalto.

Ainda no Neves Bendinha (bairro Popular), a empresa Griner, que tem a responsabilidade de reabilitar 10 ruas, está neste momento a colocar a nova rede de drenagem, a efectuar a ligação domiciliar e compactação dos solos vermelhos no Largo da Cimex, nas ruas Almada Nogueira, Gabela e Moncorvo, junto ao campo do Mané.

A reabilitação das ruas do Pisca, onde a obra está já a 75 por cento, assim como as dos Marrecos e Rio Ravuma estão sob a responsabilidade da construtora MCA.

No Bairro Neves Bendinha (vulgo Popular) estão no pacote do PIIM as ruas do Kandondo, Pisca, Rio Ravuma, Gabela, Mavinga, Marrecos de Cima, Moncorvos, Alípio Brandão, Antonio Lisboa, Violetas, Almada Negreiros, Álvaro Canelas, Columbano, Miguel Ângelo Lupi, Teixeira de Sousa e Teixeira Lopes.

Na rua do Centro Agostinho Neto, no Bairro Operário, no Sambizanga, estão ser concluídas a asfaltagem, a nova rede de drenagem, passeios, lancis, iluminação pública, e a sinalização vertical, uma obra a cargo da empreiteira Omatapalo.

Na rua de Benguela, a mesma empresa encontra-se a preparar a via para receber a primeira camada do tapete asfáltico, depois de concluída a colocação da rede técnica, lancis, passeios e ligação domiciliar para a drenagem das águas para as sarjetas.

No entanto, a rua Comandante Bula teve uma paralisação dos trabalhos depois de receber a drenagem e a colocação de lancis.

Contactados pela ANGOP, os moradores dos bairros Popular e Operário manifestaram satisfação pelo andamento das obras, pedindo apenas as empresas fiscalizadoras para maior rigor no acompanhamento dos trabalhos para que os investimentos sejam duradouros .

Solicitaram também para a terraplanagem das vias alternativas, antes de fecharem as ruas a serem intervencionadas, com vista a reduzir os constrangimentos nesta fase das obras.

No Sambizanga (Bairro Operário) estão contempladas as ruas Comandante Bula, Lobito, Benguela e Centro Cultural/Agostinho Neto.