Aposta em projectos sociais contribuiu para a sustentabilidade do Porto do Lobito

Aposta em projectos sociais contribuiu para a sustentabilidade do Porto do Lobito

O Porto do Lobito vem, sobretudo na vigência do actual Conselho de Administração, investindo fortemente nos processos internos que visam a edificação de projectos sociais que contribuam para sustentabilidade da empresa e dos trabalhadores

Dentre os vários projectos, destaca-se o campo agrícola da Empresa Portuária. O espaço, localizado no perímetro Hidro – Agrícola da Catumbela, o campo conta com 15 hectares, na margem direita do rio Catumbela, com o talhão n.º 56/Zona 3 com o formato de (400 metros x 400 metros). O mesmo dispõe de 40 colaboradores dos quais 30 mulheres e 10 homens, divididos em grupos de trabalho (operários agrícolas: trabalhos diversos, regadores, fitossanitários); com a carga horária de 8 horas das 07 horas às 15 horas.

O referido campo, inaugurado em Março deste ano, pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rodrigues Lemos Rosas, destina-se à produção de culturas alimentares (hortícolas, raízes e tubérculos, cereais (milho), e frutas tropicais (mangas, mamão, maracujá e banana) com vista ao fornecimento do refeitório da empresa. Já o excedente são fornecidos a outros clientes interessados em adquirir os mesmos produtos.

Porto do Lobito vai reabilitar centro de idosos da Canata

Actualmente em ruínas, o centro de idosos na Canata afecto à Catequese São José da Caponte será reabilitado e modernizado pelo Porto do Lobito, no quadro da responsabilidade social da empresa. O anúncio foi feito, publicamente, pelo Presidente do conselho de Administração da Empresa, Celso Rosas, após ter constatado as péssimas condições do lar, tendo, de imediato, criado uma comissão encarregue de avaliar as obras a serem efectuadas. Os 76 idosos assistidos pelo centro padecem dificuldades de vária ordem como a falta de alimentação e de outros apoios.

Casa de passagem do Porto do Lobito

A casa de passagem do Porto do Lobito é também outra grande infra-estrutura que a empresa dispõe e que tem vindo a diminuir custos. Recentemente, a unidade foi reabilitada no prazo de quarenta e cinco dias incidindo as obras na renovação do interior do edifício, pintura da fachada, revisão da parte eléctrica e apetrechamento, no sentido de rentabilizar os activos da empresa.

A Casa de Passagem do Porto do Lobito foi criada com objectivo de ser um espaço de acomodação das entidades visitantes do Porto. A mesma estava há 10 anos inoperante. Com a entrada em funções do novo Conselho de Administração, em menos de um ano, criaram-se políticas de reestruturação deste espaço que foi reinaugurado para o seu normal funcionamento.

Casa do pessoal do Lobito fortalece os lanços por via do desperto

Com vista a promover e difundir a prática das modalidades de Andebol, basquetebol e hóquei em patins, junto da comunidade em que se insere, o Porto do Lobito dispõe de uma equipa, que é a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, uma agremiação desportiva, Há anos que a equipa vem proporcionando uma educação cívica e desportiva de qualidade a todos os seus atletas, promovendo a solidificação dos laços afectivos com o clube e reforçando a posição de ser um dos mais altos representantes desportivos da província de Benguela.

Actualmente conta com cerca de 1.581,00 sócios (trabalhadores efectivos do Porto do Lobito) e tem nos seus quadros cerca de 229 atletas e 13 Técnicos, subdivididos em Andebol, basquetebol e hóquei em patins. É o oficial representante desportivo da Empresa Portuária do Lobito, sendo que, desde a sua fundação, já conquistou em provas locais e nacionais troféus e classificações que fazem parte da sua vasta galeria localizada na sala de reuniões do Clube.

Condomínio Habitacional

OPorto do Lobito dispõe também do condomínio habitacional, denominado José Carlos Gomes, localizado no Bairro da Luz. As primeiras chaves dos 120 apartamentos do referido foram entregues recentemente aos trabalhadores, naquele que foi um dos marcos mais relevantes para o Conselho de Administração desta unidade portuária.

As obras do condomínio do Porto do Lobito tiveram início em Março de 2012 e foram concluídas em Dezembro de 2015. Integram esse condomínio 15 edifícios com 120 apartamentos de tipologia T3. O complexo é composto por casas com 75 metros quadrados cada, uma swite, 2 quartos, cozinha, sala comum, wc e outros compartimentos, vias asfaltadas, água e energia, iluminação pública, espaços verdes e, brevemente, contará com um campo multiusos.

Complexo Turístico da  Caotinha

Outra infra-estrutura social é o Complexo Turístico da Caotinha, localizado na zona turística da Baía Farta. Cerca de 15 milhões de kwanzas é o valor que custou a reabilitação do complexo turístico do Porto de Lobito. As obras do referido complexo, que estiveram paralisadas há mais de dez anos, tiveram uma duração de um mês para a sua reabilitação, com o estabelecimento dos mais variados equipamentos para tornar a actividade turística confortável e acessível a nível da localidade.

A reabilitação do referido complexo tem como objectivo fomentar o turismo empresarial a nível da província de Benguela e do Lobito em particular. Apesar do actual momento de dificuldades económicas que o país está a viver, impostas pela Covid-19, a direcção do Porto do Lobito fez um esforço de desprender os 15 milhões de kwanzas para a conclusão das obras da referida unidade que vai, nos próximos tempos, garantir o fomento da actividade turística empresarial local.