Concurso para adjudicação da concessão do terminal do Porto do Lobito termina esse mês

Concurso para adjudicação da concessão do terminal  do Porto do Lobito termina esse mês

O concurso, a coberto da lei dos contratos públicos e do investimento privado, é aberto a todos os investidores nacionais e estrangeiros, sendo que, para a participação, as empresas terão de apresentar uma caução equivalente a quatro milhões e setecentos mil dólares americanos

O Concurso público internacional para adjudicar a concessão do terminal polivalente de contentores e de carga geral do Porto do Lobito termina no dia 16 deste mês, sob gestão do ministério dos Transportes. O concurso, a coberto da lei dos contratos públicos e do investimento privado, é aberto a todos os investidores nacionais e estrangeiros, sendo que, para a participação, as empresas terão de apresentar uma caução equivalente a quatro milhões e setecentos mil dólares americanos.

A perspectiva de construção, reparação e conservação do espaço, bem como a instalação ou substituição dos equipamentos necessários para a execução do contrato são outras exigências feitas aos concorrentes. O Porto do Lobito pretende a participação de empresas experientes neste mercado, com solidez financeira acima de 25 milhões de dólares americanos, de capitais próprios e um volume de negócios médio anual não inferior a USD 100 milhões, nos últimos três exercícios. Actualmente, o terminal de contentores dispõe de 414 metros de cais, com uma profundidade de 14.7 m para navios de 50 mil DWT e uma capacidade operacional de 250 mil contentores/ ano.

Ainda em relação a terminais, a empresa portuária conta com um terminal mineiro com 310 metros de cais, uma área total de 200 mil metros quadrados e capacidade para receber navios de 50 mil DWT, enquanto o Porto seco tem um área de 90 mil metros quadrados.Todavia, enquanto empresa pública comprometida não com os lucros, mas também com o bem-estar da comunidade, o Porto do Lobito tem vindo a trabalha com vista a implementar o seu Plano de Ordenamento que vai permitir o controlo eficaz da área de jurisdição da empresa e suas infraestruturas.

O referido plano foi já aprovado, acontecendo o mesmo com o Plano de Gestão Ambiental que aguarda apenas pela sua implementação. Outro desafio prende-se com o Plano Director cuja elaboração está em curso e ao programa de desenvolvimento Estratégico da Empresa (PDE) e ainda a aprovação do novo qualificador, permitindo melhor desempenho dos trabalhadores e aumentar a produção e a produtividade da empresa.