Conferência sobre ciência e feira de ideias passam a ter regulamento próprio

Conferência sobre ciência e feira de ideias passam a ter regulamento próprio

São duas iniciativas promovidas regularmente pelo respectivo departamento ministerial do Executivo, que doravante passam a ser regidos por um regulamento próprio

Publicado em Diário da República, I Série tornado público no primeiro dia do corrente mês (Decreto Executivo nº 360/21) o regulamento é composto de 22 artigos e estabelece a forma de organização destas duas iniciativas fundamentais para a área da ciência, tecnologia e investigação científica assim como as regras gerais de organização e valorização de ambos eventos.

Segundo o regulamento, são de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, organizados conjuntamente como ocasiões de “partilha de conhecimento científico e incentivo à cultura de investigação científica, da inovação e de empreendedorismo de base tecnológica”.

Tem carácter bianual, sendo cada edição abreviadamente designada “CNCT/FIEBaT” visando múltiplos objectivos, dentre eles o de “divulgar os resultados da investigação científica e tecnologia realizada por docentes e investigadores” nacionais e estrangeiros e incentivar a prática da investigação para a resolução de problemas, com recurso as melhores práticas e expor as iniciativas de transferência de tecnologia e de inovação, invenção e empreendedorismo.

Para este ano está marcada de 29 a 30 de Novembro em Luanda a sétima edição da conferência, a segunda edição da Feira e serão ambos promovidos pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), tendo como principal meta a prossecução dos objectivos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A feira decorre sob o lema “A ciência como factor de resiliência para o desenvolvimento sustentável” e está anunciada desde 2020, no Calendário Anual de Eventos Científicos do nosso país. Estes dois eventos decorrerão em formato híbrido (presencial e virtual) e o número de participantes no local dependerá das medidas de biossegurança previstas no Decreto Presidencial em vigor.

Ambas iniciativas vão inscrever dentre varias metas a apresentação e discussão de resultados de investigação científica de projectos, divulgação e premiação de produtos, serviços e processos inovadores com potencial económico e social para o desenvolvimento sustentável que tenham sido gerados em Angola.

Os referidos eventos contam com o apoio do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), que tem como parceiro o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).