PR lamenta morte de Jorge Sampaio

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manifestou tristeza e consternação pela morte do ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, ocorrida sexta-feira, por doença.
Na mensagem de condolências, o Estadista angolano destaca que Jorge Sampaio foi uma personalidade de grande relevo, que exerceu, durante mais de 30 anos, os mais importantes cargos políticos do seu país.

“Foi com um profundo sentimento de pesar que tomei conhecimento do falecimento, por doença, do Dr. Jorge Sampaio, personalidade de grande relevo na vida democrática portuguesa, tendo exercido, durante mais de 30 anos, os mais importantes cargos políticos do seu país, incluindo, durante uma década, o de Presidente da República”, lê-se na mensagem de condolências.

Segundo a nota, Jorge Sampaio foi uma personalidade de “elevada cultura”, que se empenhou na luta por um futuro melhor para toda a Humanidade, ressaltando que, em reconhecimento do seu empenho, a Organização das Nações Unidas fez do mesmo seu representante para a Luta contra a Tuberculose e também Alto Representante para a Aliança das Civilizações.

O Chefe do Executivo angolano realçou, igualmente, o facto de Jorge Sampaio sempre ter mantido um relacionamento de grande respeito e cordialidade com os Países Africanos de Língua Portuguesa e com Angola, em particular.

O antigo Presidente da República Portuguesa faleceu aos 81 anos, em Lisboa.