Angola e EAU preparam acordos de cooperação

Angola e EAU preparam acordos de cooperação

Vários acordos de cooperação entre Angola e os Emirados Árabes Unidos (EAU) nos sectores dos transportes aéreos, rodoviários, da agricultura, indústria mineira, energia e comércio, devem ser assinados este ano, no quadro da parceria existente entre os dois países.

Com este propósito, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, neste Domingo, o ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros dos EAU, Sheih Shakbbot Nahayan Mabarak Al-Nahyan.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, que assistiu a audiência, afirmou que os dois países trabalham no sentido de traduzir as acções em prática.

“O que se pretende é que o investimento dos Emirados Árabes Unidos aconteça em vários sectores da economia angolana. Vai ser uma parceria salutar, no âmbito dos investimentos públicos”, assegurou.

Téte António afirmou que antes do fim do ano em curso, uma delegação angolana de alto nível visitará os Emirados Árabes Unidos com o objectivo de concretizar a assinatura dos referidos acordos de cooperação.

Angola e os Emirados Árabes Unidos cooperam nos sectores do petróleo e gás, mineiro, comércio e investimento, energia, defesa, transportes, agricultura, pesca, banca, telecomunicações, finanças e fisco.

Os Emirados Árabes Unidos é um país situado no sudeste da península Arábica e faz fronteira com Omã e Arábia Saudita.