Sonangol exportou mais de 1,3 milhões de toneladas métricas de produtos refinados em 2020

Sonangol exportou mais de 1,3 milhões de toneladas métricas de produtos refinados em 2020

Dos principais destinos dos produtos refinados exportados, refere ainda a companhia no seu mais recente relatório e contas, os países como a Holanda, os EUA e a China surgem na linha da frente para além das fronteiras do continente africano, com um combinado de cerca de 47,3% do total de produtos comercializados no mercado internacional

A petrolífera estatal nacional, Sonangol, exportou ao longo de todo o ano de 2020 um volume total de 1.348.901 toneladas métricas de produtos derivados de petróleo bruto, indica o seu mais recente relatório e contas daquele ano, divulgado no passado dia 09 de Setembro, na página de internet da companhia. No documento, a empresa dá conta que o volume total das exportações de derivados do petróleo bruto, no período em referência, corresponderam a um crescimento de 1% sobre o desempenho de 2019. Dos principais destinos dos produtos refinados exportados, refere ainda a companhia no seu mais recente relatório e contas, os países como a Holanda, os EUA e a China surgem na linha da frente para além das fronteiras do continente africano, com um combinado de cerca de 47,3% do total de produtos comercializados no mercado internacional. Por outro lado, o Togo e o Marrocos lideraram os destinos africanos para os produtos refinados exportados de Angola com cerca de 18,69% e 4,09% do volume total comercializado, respectivamente.

No que se refere à transportação dos produtos em causa, a petrolífera nacional destaca que durante o ano passado foram transportadas 4.370.315 toneladas métricas de produtos refinados, uma redução de cerca de 33%, comparativamente ao anterior, tendo a ‘frota cabotagem’ sido responsável por 62% do volume transportado. Em termos representativos, do volume de produtos derivados do petróleo bruto transportado, no ano passado, o LNG (Gás Natural Liquefeito) liderou com cerca de 38%, passando o gasóleo e a gasolina para o segundo e terceiro lugares com 28% e 18%, respectivamente, ao passo que o transporte de LPG (Gás de Petróleo Liquefeito) representou cerca de 16%, tendo o Jet-A1 representado pouco mais de 0,2% do volume transportado

Aprisionamento de refinados acima das 442 mil toneladas métricas

Em relação ao aprovisionamento dos produtos derivados do petróleo bruto, a Sonangol declara em 2020, das suas principais fontes, a Unidade de Negócios Gás e Energias Renováveis aprovisionou um total de 442.913 toneladas métricas de LPG, 6% acima dos volumes registados em 2019. Do volume total, cerca de 51% representou o correspondente aos direitos da Sonangol na fábrica da Angola LNG, seguido dos direitos no Bloco 14 (Sanha Gás) com 39%. A Refinaria de Luanda, apesar dos níveis reduzidos de produção total, contribuiu com cerca de 6% do Aprisionamento de refinados acima das 442 mil toneladas métricas Em relação ao aprovisionamento dos produtos derivados do petróleo bruto, a Sonangol declara em 2020, das suas principais fontes, a Unidade de Negócios Gás e Energias Renováveis aprovisionou um total de 442.913 toneladas métricas de LPG, 6% acima dos volumes registados em 2019. Do volume total, cerca de 51% representou o correspondente aos direitos da Sonangol na fábrica da Angola LNG, seguido dos direitos no Bloco 14 (Sanha Gás) com 39%. A Refinaria de Luanda, apesar dos níveis reduzidos de produção total, contribuiu com cerca de 6% do volume de gás aprovisionado (cerca de 14% de Butano), ao passo que da Planta de Gás de Cabinda foram aprovisionados um total de 18.159 toneladas métricas de gás, correspondentes a uma contribuição de cerca de 4%.

Por outro lado, a Sonangol, resultante da sua participação de 22,8% no Consórcio Angola LNG, registou, no ano passado, direitos da produção num volume de 1.105.488 toneladas métricas de Gás Natural Liquefeito (LNG), tendo havido, neste particular, um aumento de 6% no total de direitos líquidos, comparativamente ao ano de 2019. Em termos de comercialização, a petrolífera estatal nacional adquiriu, no exercício de 2020, para abastecimento do mercado doméstico, um total de 2.782.717 toneladas métricas de produtos refinados, representando uma redução de cerca de 30% em relação ao ano 2019, com maior impacto nos volumes importados cuja redução atingiu cerca de 27%.

Por outro lado, como resultado da produção alcançada, as aquisições da Refinaria de Luanda tiveram uma variação negativa de cerca de 26%, ao passo que as aquisições no Topping de Cabinda verificaram um incremento de cerca de 16% comparativamente ao ano anterior. Assim, as importações, do volume de hidrocarbonetos líquidos adquiridos pela Sonangol durante o ano 2020, representaram 72%, completado pelas aquisições à Refinaria de Luanda, com 25% e 3% adquiridos do Topping de Cabinda. Em termos representativos por produto adquirido, durante o ano passado, o Gasóleo representou 63,7% do total, seguido da Gasolina com 31,2%, do Jet A1 com 3,9% e do Querosene com 1,3%, tendo este último registado uma variação positiva de cerca de 24%, ao contrário dos demais produtos que registaram um decréscimo generalizado, quando comparado com os registos de 2019.

POR: António Nogueira