Ex-presidentes Bush, Clinton e Obama lançam projecto para ajudar refugiados do Afeganistão

Ex-presidentes Bush, Clinton e Obama lançam projecto para ajudar refugiados do Afeganistão

Três ex-Presidentes norte-americanos – o republicano George W. Bush e os democratas Bill Clinton e Barack Obama – se uniram para apoiar os refugiados afegãos que se estabelecem nos Estados Unidos. Os ex-Presidentes e as suas mulheres fazem parte da organização Welcome.US (Bem-vindo aos Estados Unidos, em português), uma união de escritórios de advocacia, empresas dos EUA e diversos líderes, segundo a Reuters.

O projecto foi lançado nesta Terça-feira (14) com um site que será “um ponto único de entrada” para tornar mais fácil para os norte-americanos doar dinheiro, hospedar famílias de refugiados pela plataforma Airbnb ou encontrar outras formas de ajudar, disse o co-presidente do grupo, John Bridgeland, aos jornalistas. “Milhares de afegãos ficaram conosco na linha da frente para promover um mundo mais seguro e agora precisam da nossa ajuda”, de acordo com o comunicado de Bush e a sua mulher.

Os organizadores declararam que ambos os partidos apoiaram a iniciativa para ajudar os refugiados do Afeganistão e até governadores republicanos e democratas fazem parte do grupo. Vários líderes estatais e locais disseram estar dispostos a acolher os refugiados nas suas comunidades. Welcome.

US conta com apoio de mais de 280 pessoas e entidades, incluindo empresas como a Microsoft, Starbucks e Walmart, várias organizações sem fins lucrativas, grupos de veteranos e agências de reassentamento. Actualmente, a administração Biden está a trabalhar para acomodar 50.000 refugiados em bases militares nos Estados Unidos. Outros permanecem em centros de processamento perto dos aeroportos norte-americanos aonde chegaram. Parte dos refugiados está em instalações dos EUA no exterior ou em terceiros países.