Governo Sombra da UNITA preocupado com o número de crianças fora do sistema de ensino

Governo Sombra da UNITA preocupado com o número de crianças fora do sistema de ensino

O maior partido na Oposição, UNITA aponta a corrupção ainda existente nas instituições públicas e também a especulação de preços em algumas instituições privadas, como principais factores do crescente número de crianças fora do sistema de ensino.

O Governo Sombra da UNITA divulgou, ontem, os dados sobre o número de crianças e jovens fora do sistema de ensino escolar, número este que alega ter duplicado no ano em curso, passando de 2,5 milhões para 5 milhões. Segundo o ministro da Educação do Governo Sombra da UNITA, Manuel Correia, que falava em conferência de imprensa, até Março de 2021, Angola apresentou 2,5 milhões de crianças e jovens, com idades entre 4 e 17 anos, fora do sistema de ensino escolar, porém, esse número de 2,5 milhões de crianças e jovens fora do sistema escolar, aumentou para 5 milhões este ano, pois, muitas escolas de base e universidades não conseguiram preencher as vagas existentes para o ingresso.

Manuel Correia apontou como causas principais deste factor, o elevado grau de corrupção ainda existente nas instituições públicas e também a especulação de preços em algumas instituições privadas, situação que alega não ir de encontro com o poder financeiro das famílias angolanas.

O político fez saber que os jovens de 15 a 17 anos, faixa etária ideal para o ensino médio, 15 por cento anda fora do sistema de ensino, e lamenta que a educação infantil e a educação de adultos quase que já não se fala delas, apesar de estarem visados no programa governamental, refere que estão longe da prática ou da execução do mesmo programa.

“O Executivo do Presidente João Lourenço, quando faz publicar, há poucas semanas, um Decreto que determinava que para o ingresso às universidades públicas é exigida a média de 14 valores. As perguntas que não se querem calar são, em que se apoiou o Presidente da República para fazer sair tal Decreto? Houve algum estudo prévio (estatística) para o efeito? Que análise global fizeram os conselheiros do Presidente sobre a situação da educação no país?”, questionou.

O Governo Sombra da UNITA protesta os baixos salários que auferem os professores da educação básica, alegando que os mesmos ganham, em média, o equivalente a pouco mais de metade do salário dos outros profissionais.