Legalize ‘leva’ farra ao Marçal sob o signo “Kuimbila Ni Kukina Semba”

Legalize ‘leva’ farra ao Marçal sob o signo “Kuimbila Ni Kukina Semba”

O músico Legalize é o cabeça de cartaz de mais uma edição do novo conceito “Kuimbila Ni Kukina Semba”, uma iniciativa da promotora João Adilson Eventos

Sob o signo “Kuimbila Ni Kukina Semba”, o músico Legalize protagoniza a próxima edição deste conceito músico-cultural, que terá lugar neste Sábado, 18, a partir das 12 horas, no salão João Adilson no bairro Marçal, em Luanda, cujo mote é o canto e a dança Semba segundo a tradução linear da expressão da língua nacional kimbundu. O promotor do evento, João Adilson, explicou ao Jornal OPAÍS que este novo conceito “Cantar e Dançar Semba” é de carácter não dançante mediante o cumprimento das medidas emanadas no actual Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública em vigor.

Desse modo, o concerto músico-cultural que terá como protagonista o músico e intérprete Legalize, vai ser animado em respeito às medidas de biossegurança, com convidados sentados, mas sem perder de vista o aspecto festivo do ambiente que visa revisitar o cancioneiro popular angolano por ele interpretado. João Adilson disse ainda que as expectativas são bastante altas, porquanto trata-se de um músico bastante experiente, apreciado pelo público, carismático e consegue reencarnar sucessos de vários ídolos da música popular angolana, entre os quais David Zé, Sofia Rosa, Urbano de Castro e Artur Nunes.

“Pensamos que teremos uma casa bonita, animada, em que o músico de cartaz dispensa apresentações, vai fazer música ao vivo, interagindo com o público amante da música e da dança Semba de raiz, num ambiente que começa gará até às 22 horas”, realçou o realizador. Questionado sobre os temas do repertório e banda que vai dar suporte ao artista, João Adilson disse que se aguardam surpresas além das músicas que habitualmente dá a ouvir ao público, e quanto aos instrumentistas referiu tratar-se de um conjunto heterogéneo que normalmente acompanha o artista.

Convidado

Por outro lado, fez saber que Legalize terá como convidado especial o músico benguelense Flay, autor de vários sucessos já ouvidos nos álbuns de originais de sua autoria entre os quais “Doçura do amor”, “Catumbela meu berço”, “Lições da Vida” e “Desabafos”. “O Flay é o convidado especial à escolha de Legalize. São amigos e por essa razão, acreditamos que farão uma combinação, que resultará obviamente numa boa festa. Estamos expectantes pelo dia, e fazemos fé que tudo corra da melhor maneira, como tem corrido nas edições anteriores”.

O músico de cartaz

Legalize é autor dos álbuns “Deus Vive” (2003) e “Mulundu” (2011). Desde muito cedo abraçou a música e se tem cada vez mais notabilizado por ser dos mais acérrimos intérpretes dos músicos angolanos da vanguarda e da música revolucionária anti-colonial, entre eles, Urbano de Castro e David Zé.

O projecto

O novo conceito “Kuimbila Ni Kukina Semba”, que em português significa “Cantar e Dançar Semba”, acontece quinzenalmente no bairro Marçal distrito urbano do Rangel, e por ele já passaram vários artistas com destaque para Os Kiezos, Banda Yetu com Legalize e Augusto Chacaya, Carlos Lamartine, Lulas da Paixão e outros.