Putin diz que situação na zona da OTSC não só é instável, como apresenta riscos para os países da região

Putin diz que situação na zona da OTSC não só é instável, como apresenta riscos para os países da região

Falando na cimeira da Organização do Tratado de Segurança Colectiva (OTSC), o presidente russo afirmou que a situação na zona de responsabilidade da organização não só é instável como apresenta riscos para os países da região.

“Como já foi referido, a situação na zona de responsabilidade da OTSC e nas fronteiras externas dos Estados-membros não só é instável como também traz novos desafios e riscos verdadeiramente urgentes para a segurança dos nossos países”, disse Putin. “Logo após a retirada precipitada, para dizer o mínimo, das tropas dos EUA e de seus aliados do Afeganistão e a chegada ao poder dos Talibãs nós, na cimeira extraordinária da OTSC, trocámos pontos de vista sobre os perigos associados à situação radicalmente alterada naquele país. Todos apoiaram então a conclusão de que, nas actuais circunstâncias, a coordenação estreita e a coesão dos Estados-membros da OTSC são mais necessárias do que nunca”, acrescentou o presidente russo.

No início do mês, o líder russo, comentando a situação no Afeganistão, observou que a democracia não pode ser imposta à força e que, se a população assim quiser, chegará a ela por si própria. Ele ressaltou ainda que o Talibã não é um movimento homogéneo, pois no território actuam diferentes grupos. Além disso, Putin definiu a situação do Afeganistão como uma “catástrofe humanitária”, destacando que a ONU e o seu Conselho de Segurança têm a responsabilidade de manter a ordem no mundo.