Gingas revisitam canções com tributo à professora Rosa Roque no “Show do Mês”

Gingas revisitam canções com tributo à professora Rosa Roque no “Show do Mês”

As Gingas do Maculusso preencheram o cartaz da última edição do projecto musical “Show do Mês – Live”, inserido na 8.ª temporada da iniciativa, sob a chancela da Nova Energia

As Gingas do Maculusso voltaram a reencontrar-se protagonizando a última edição do projecto musical “Show do Mês – Live”, exibido no último Sábado, pela Televisão Pública de Angola e nas plataformas digitais da produtora Nova Energia, tendo como ponto mais alto a homenagem feita à mentora e compositora Rosa Roque.

As jovens cantoras que iniciaram carreira em 1983, apesar de não terem estado com o “núcleo duro”, pela ausência marcada das demais integrantes, ainda assim, Gercy Pegado, Daniela Miranda (Paula) e Josina Stella souberam de forma animadora passear pelos vários sucessos do grupo que continuam a marcar várias gerações em 38 anos de actividade. Emoção, nostalgia, saudades foram a tónica dominante do concerto electrizante das Gingas do Maculusso, para a ovação da pequena plateia presente no recinto do espectáculo e de milhares de telespectadores e internautas que as acompanhavam, manifestando satisfação pelo que iam recordando.

“M’banza Luanda” tema que dá título à primeira obra discográfica do agrupamento lançado em 1996, foi a primeira canção a ser interpretada tendo, na ocasião, levado Rosa Roque a um misto de emoção e saudades, um dado que saltava logo à vista pelo semblante da compositora. Entretanto, era apenas o início do primeiro bloco que só ficou preenchido depois das recordações de “Kaluanda um, dois”, “Dilangue” e “Panguila”, para o gáudio de quem apreciava ao concerto em tarde ensolarada de Sábado em companhia da família face à pandemia da Covid-19.

Honras ao rei

A segunda metade do espectáculo ficou marcada com as honras feitas ao rei da música angolana, Elias Dya Kimuezo que num encontro com a ancestralidade fez a passagem de testemunho cantando “Ressurreição”, mas antes desse momento, foi dado a ouvir “Hino a Kalandula”, “Kizomba” e “Mizangala”.

A vez piô

Não havendo presente sem passado, as Gingas reviveram a meninice e chamaram ao palco a pequena Daniela Pegado, que fez uma viagem ao tempo do “Piô-Piô” da Rádio Nacional de Angola, interpretando “Mangonha”, tema cantado pela primeira vez em 1983 por Gercy Pegado quando esta tinha apenas 4 anos de idade, segundo a mãe, Rosa Roque. Na sequência, em acção futurologista, o palco foi igualmente preenchido por outras crianças, entre familiares e alunos de Rosa Roque que se preparam para trilhar os mesmos caminhos na arena musical à semelhança das Gingas do Maculusso, e no compasso cantaram juntos a “Roda de Aço”. Deu-se também a ouvir “De coração para ti”, “Kikola”, “Requebrar” e “Bukula Marçal”. Seguiuse “Ndala Ikanga”, “Sabonete sabão”, “Mussosso”, “Kudile (Don’t Cry), sendo que o músico Jojó Gouveia, uma outra grata surpresa para Rosa Roque, contagiou a assistência com o tema “Minha terra, minha infância”.

Outros temas

As Gingas do Maculusso continuaram a irradiar a sua musicalidade levando a viagem para as canções “Ku Malange”, “Kabetula”, “Xyami” esta última rodeando a professora Rosa Roque com a bandeira nacional em que se podia ouvir em uníssono da restrita plateia: “Ela merece”. Nos momentos finais do concerto que sabia a pouco, o ritmo contagiante das Gingas soltou ainda “Fuba”, “Filhas de África” e “Canta não chora”, encerrando assim uma viagem iniciada nos idos anos de 80 sob direcção de Rosa Roque a quem a produção do espectáculo soube prontamente honrar pelo seu contributo na promoção e divulgação da música angolana.