UNITA na Huíla garante ter “máquina afinada” para o arranque do registo eleitoral oficioso

A UNITA, na província da Huíla, garante ter tudo preparado para o arranque da campanha do registo eleitoral oficioso, que inicia no dia 23 deste mês em todo o país.

A garantia foi dada pelo secretário provincial do partido, Augusto Samuel, durante uma entrevista concedida a este jornal, tendo informado que o seu partido já tem toda a logística para o suporte deste processo pré-eleitoral.

Segundo disse, para este processo, que visa o cadastramento da população eleitoral, a UNITA na província da Huíla tem vindo a preparar os membros do seu partido que trabalham junto das comissões provinciais e municipais eleitorais.

“Nós, na província da Huíla, temos a máquina afinada e pronta para esse processo. Recentemente, realizamos um encontro com os agentes eleitorais, refiro-me aos membros do nosso partido que trabalham na Comissão Nacional Eleitoral, para rever as formas de actuação que deverão ser adoptadas com base nas normas legais para que não façam nada que não esteja na lei”, explicou.

Relativamente aos fiscais para o registo eleitoral oficioso, o secretário provincial da UNITA, Augusto Samuel, disse que as listas dos mesmos já foram entregues às administrações dos 14 municípios que compõem a província.

O político garantiu que os fiscais do registo eleitoral oficioso na UNITA já estão preparados para darem cumprimento total a todo o processo.

“Nós preparamos os quadros a nível dos 14 municípios da província. Eles têm conhecimento e estão preparados para o processo nos termos da lei”, avançou.

Augusto Samuel fez saber ainda que a entrega da lista dos fiscais foi feita com muita antecedência pelo facto de ter havido uma data que veio a ser alterada.

“Nós estamos a redimensionar estas listas para que estejam de acordo ao estatuído na lei”, frisou.

Por outro lado, o secretário provincial da UNITA na Huíla disse que, ainda assim, existem alguns aspectos inerentes ao processo que precisam ser aclarados, relativamente aos fiscais que farão parte das brigadas móveis.

Programa de governo

Por outro lado, Augusto Samuel garantiu que, em toda a província da Huíla, os eleitores do seu partido já foram informados sobre o programa de governo da UNITA que será apresentado em 2022 a todos os angolanos.

“A base do nosso programa de governação é o que nós apresentamos em 2017 que não foi concretizado, porque o MPLA foi declarado vencedor. O nosso programa inspira-se naquilo que constitui os princípios de Mwangai, dentro de um Governo Inclusivo e Participativo”, revelou.