IV edição do FESTIJ prossegue esta semana com acções culturais em três províncias

IV edição do FESTIJ prossegue esta semana com acções culturais em três províncias

As actividades culturais referentes a IV edição do Festival Internacional de Teatro para Infância e a Juventude (FESTIJ), que teve início a 15 do corrente prosseguem esta semana nas províncias de Luanda, Malanje e Cuanza-Sul sob à máxima “Crescer para desenvolver”, numa promoção da Globo Dikulu

Em Luanda, as várias actividades entre teatro, declamação de poesia e contação de histórias têm sequência na Sexta-feira, Sábado e no Domingo, no anfiteatro do Centro de Animação Artísticas do Cazenga (Anim’Art), com grupos locais. São os conjuntos do município promotor do evento, Cazenga, e outros de Luanda, Talatona, do Distrito Urbano da Maianga, do Golf 2, entre eles o Flores a Brincar, Esperança na Arte, ArcoÍris, Kamba dia Muxima, TicTac, Artes Sol, Cartasis Teatro.

São no total 22 grupos teatrais, incluindo os de Malanje e do Cuanza-Sul, que até 16 de Outubro vão exibir nas suas performances sobre os vários aspectos culturais e sociais relacionados com as suas regiões e com o país. Em Luanda, no palco do  Anim’Art, o grupo Arco-Íris vai mostrar, na Sexta-feira, às 19 horas, a peça “Ginga: Senhora D’Angola”, que narra vários aspectos relacionados com o reinado de Njinga Mbande, como a sucessão do Rei Ngola Mbande e os tratados feitos para manter o domínio do Reino. Já no Sábado será apresentada a obra “Está à espera de uma mensagem por e-mail”, do grupo infantil Artes Sol.

Em Malanje, no Sábado, às 17 horas na Biblioteca Provincial será realizado um “Recital de Trova e Poesia”, com actores, poetas, declamadores e trovadores desta província que vão mostrar os seus dotes neste encontro. No Cuanza-Sul, cujas exibições terão início na Quinta-feira, 23, no município do Sumbe, está prevista a realização, também no Sábado, do espaço “Cidade do artista”, no Cine Sporting, às 17 horas, que compreende a declamação de poesia, dança, música, teatro, magia, além da exibição da peça “Cici: a varinha perdida e o anel”, pelo grupo Ineditus, às 19 horas na sala de cinema Kalunda. O evento é ainda preenchido com contação de histórias, reuniões, teatro de rua, debates radiofónicos.

O coordenador do evento, Eduardo Songue, referiu que com estas exibições pretendem motivar o público, no geral, a apreciar o teatro infantil, já que o objectivo do evento é de promover esta arte feita por crianças e jovens. “Temos presentes grupos dos vários municípios do país, como de Talatona, outros do município de Luanda, do Distrito Urbano da Maianga, que vão brindar o público infanto-juvenil com as suas performances teatrais”, apontou. No ano passado, em consequência da pandemia, o evento não foi realizado, o que este ano, de acordo com o coordenador, motivou a aderência tanto dos grupos como dos munícipes que têm apreciado em massa as exibições, desenvolvidas com base nas medidas de biossegurança contra esta doença. “Actores de vários grupos estão a aderir aos espectáculos, assim como os munícipes, o que constitui para nós um grande motivo de satisfação e de gratificação, uma vez que o festival é direccionado ao público no geral”, enalteceu.

Participação internacional

Quanto à participação internacional será feita através da live com a peça intitulada “Nuang: Caminhos de liberdade”, com o grupo do Rio de Janeiro (Brasil), isso a 8 de Outubro às 17 horas, e tem a parceria do Centro Brasileiro de Teatro Infanto-Juvenil.

Exibições em Outubro

Antes mesmo de o evento terminar, a 16 de Outubro, será mostrada a peça teatral “Jimbambe: a peste da vingança” pelo Tic Tac no Cazenga, o concerto de música infantil, na Cidade de Malanje, que com a participação do grupo coral e musical infantil local, assim como o Serão Poético designado “Canetas negras”, na sala do Cine Kalunda, no Cuanza-Sul.

O “Momento de fraternidade” (Mostra de talentos) com jovens da Cidade de Malanje, “Tarde de jogos” (Gincana) no Sumbe, “Artes performativas” (teatro de rua) no Cazenga e outras actividades programadas serão desenvolvidos durante a vigência do festival nestas províncias. Entre as actividades já realizadas, como exibições teatrais, destacam-se o encontro “Frente a frente”, que teve como convidada a poetisa Kanguimbo Ananás, que além de abordar sobre a sua vida artística falou também de literatura infantil. Houve ainda um debate radiofónico cujo tema foi “A criança na arte”, na Rádio Malanje e no espaço Yofalma.