Cidadão supostamente com perturbações mentais ataca com catana transeuntes no Quipungo

Cidadão supostamente com perturbações mentais ataca com catana transeuntes no Quipungo

Os habitantes do município de Quipungo, a 120 quilómetros da cidade do Lubango, capital da província da Huíla, estão preocupados com um cidadão que desde o mês passado tem vindo a atacar cidadãos indefesos, principalmente mulheres, fazendo recurso a catana

Segundo algumas informações postas a circular nas redes sociais a que o jornal OPAÍS teve acesso, o cidadão em causa tem vindo a perturbar os habitantes, que se deslocam de e/ou para os seus locais de trabalho, bem como ao mercado informal.

A denúncia diz que o cidadão, que supostamente sofre de perturbações mentais, já feriu várias pessoas do município de Quipungo, que foram submetidas a intervenções cirúrgicas no Hospital Central do Lubango.

“Boa tarde, eu gostaria muito de pedir a vossa ajuda sobre uma situação muito triste que tem acontecido, nos últimos tempos, cá em Quipungo. Eu trabalho cá e já vai há muito tempo que tem um suposto maluco que tem tirado a vida de muitas mulheres infelizmente só ataca mesmo mulheres” lê-se, no documento.

A nota que temos vindo a citar, revela que só na semana passada, o suposto demente já atacou e feriu nove cidadãos, sendo que uma acabou por morrer fruto das agressões de que foi vítima.

“Só a semana passada atacou nove pessoas, uma acabou por morrer, outra foi operada e se encontra no hospital central. Podem entrar em contato com alguém daqui do município, façam reportagem na área da Mavinda, é lá onde ele mais ataca ao lado de uma pracinha. Já foi ao hospital psiquiátrico, mas dizem que ele está ciente. Até quando vamos morrer?”, questiona.

Polícia Nacional diz que já deteve o agressor

Para apurar a informação, o Jornal OPAÍS contactou o Comando Municipal da Polícia Nacional, para saber se esta entidade tinha conhecimento das ocorrências denunciadas e que já vitimaram 11 pessoas.

O comandante Municipal da Policia Nacional no Quipungo, Superintendente Alexandrino de Jesus disse que o assunto é do domínio das autoridades policiais, que já haviam efectuado a detenção do referido cidadão.

Segundo o superintendente Alexandrino de Jesus, em função do comportamento, este cidadão, cuja identidade não foi revelada, foi submetido a uma avaliação médica no Hospital Psiquiátrico do Lubango.

“Nós detivemos este cidadão e como a população dizia que sofria de perturbações mentais, tivemos de submetê-lo a um exame médico na Psiquiatria do Lubango, por, supostamente, não se ter notado qualquer distúrbio mental, neste cidadão, e que não havia necessidade de o manter internado e assim, lhe foi dada alta”, revelou.

Para a surpresa dos habitantes da vila do município de Quipungo, e da Polícia Nacional local, este cidadão voltou a atacar mais duas pessoas, sendo uma na Sexta- feira passada e outra no Sábado último.

“Este cidadão voltou a atacar na semana passada, e tão logo fomos notificados, nós desencadeamos acções de buscas para a sua localização e detenção, que só foi possível na manhã de Segunda-feira (20)”, revelou.

Por outro lado, o comandante Municipal da Polícia Nacional no Quipungo garantiu que o cidadão encontra-se detido, será apresentado ao Ministério Público nos próximos dias para o tratamento subsequente.