Kianda Session inaugura projecto de humor “Batata Quente” com Cólua Tremura

Kianda Session inaugura projecto de humor “Batata Quente” com Cólua Tremura

A produtora cultural Kianda Session tem em curso a abertura de uma nova iniciativa voltada ao humor (Stund up comedy, cujo mote é a sátira a partir de um único tema

“Batata Quente” é a designação do mais novo projecto humorístico, cujo protagonista é Cólua Tremura, que vai abordar sobre o tema “O feminismo em Angola”, a ter lugar quinzenalmente na Casa da Rede, em Luanda, a partir das 18 horas e 30 minutos, segundo explica a organização. Trata-se de um programa de humor/stund up comedy, em que o artista convidado deverá entreter a plateia em 40 minutos, reflectindo sobre assuntos transversais da sociedade angolana por via da comédia, sem recurso a adereços nem a outros estilos de arte como suporte.

A primeira edição vai debruçar-se sobre o “Feminismo em Angola”, sobre o qual o artista convidado para estreia deverá explorar o assunto, através da sátira do humor. Entretanto, explica a organização que os temas serão focados ao contexto angolano, nas suas mais distintas vertentes como política, sociedade, economia, educação e tudo que envolve Angola e sua diáspora.

“É um evento quinzenal, de stand up comedy, mininalista, em que os artistas são desafiados a fazer humor, através de um único tema, diferente do habitual do nosso mercado, onde se faz humor através de diversas piadas e não uma única abordagem. Será, igualmente, um espaço que vai dar abertura a humoristas emergentes, bem como passará a ser divulgado por plataformas de streaming”, explicou o coordenador da Kianda Session.

A ideia central de acordo ainda com Marcos Jinguba, é a de recuperar e trazer à tona, o conceito original de um evento stand up, em que artista apresenta-se, unicamente, através de um assunto, tendo à sua disposição microfone, luz e plateia, sendo que os temas terão sempre como foco o contexto angolano.

O stand sp comedy

Tem como essência a ironização de um assunto actual ou recorrente. No contexto angolano, o stand up comedy surge como espaço de emancipação para diversos fazedores, mas não traz consigo a sua base. No geral, o projecto surge para criar um espaço que permite a produção temática do humor pelo artista, desafiando-o a desenvolver uma narração discursiva, afirma o responsável da produtora.

O convidado

Cólua Tremura é licenciado em Medicina. Tem um show a solo de stand up comedy, disponível no YouTube e Facebook, intitulado “Ponto Focal” e, actualmente, está a realizar o seu segundo show espectáculo, com o título “Saindo da Bolha”. O artista tem participação na egunda edição do programa de stand up comedy “Tropa dos Tuneza”. Foi ainda semi-finalista nas eliminatórias da plataforma humorística Goz’Aqui, em 2019, e foi eleito melhor humorista da mesma plataforma, no presente ano, tendo vencido as eliminatórias no dia 14 de Outubro. Apresentou o programa “Quem Não Aguenta Não Ri”, na Vida TV. O seu hobby é escrever guiões e ser intermediário.

Promotora do evento

A Kianda Sessions é uma produtora cultural focada na produção, promoção e fomento cultural, através de diversas disciplinas artísticas e modos de dinâmicas de arte. Existe desde 2018 com trabalho focado para a arte emergente luandense e nacional de um modo geral. Por seu turno, a Casa Rede, a parceira neste projecto, é um espaço que agrega entretenimento, produção artística e cultural, economia criativa e comunicação na capital angolana, estando localizada na avenida N’gola Kiluanje..