Acordo comercial União Europeia-Austrália beneficiará Europa no Indo-Pacífico, diz Camberra

Acordo comercial União Europeia-Austrália beneficiará Europa no Indo-Pacífico, diz Camberra

O acordo comercial Austrália-União Europeia (UE) será mutuamente benéfico e permitirá aos Estados-membros do bloco uma maior presença no Indo-Pacífico, disse o ministro do Comércio da Austrália, em meio às tensões do seu país com a França

O ministro australiano do Comércio, Dan Tehan, instou a EU, nesta Quarta-feira (22), a avançar com o acordo comercial. “O acordo de comércio livre Austrália-UE é do interesse de todas as partes”, afirmou Tehan num discurso em Camberra, citado pela Reuters. “A UE vai usá-lo como forma de fortalecer o seu engajamento com o Indo-Pacífico, pois sabe que a região possui um peso económico mundial”, conforme Tehan.

O ministro do Comércio destacou que a transparência e a lealdade são princípios fundamentais da Austrália na construção de “parcerias e alianças fortes”. A próxima ronda de conversações sobre o acordo comercial entre a União Europeia e a Austrália está programada para 12 de Outubro.

Na semana passada, Camberra rescindiu um importante contrato com a empresa naval francesa Naval Group, para construir 12 submarinos convencionais. O passo veio na sequência da criação da nova aliança AUKUS entre a Austrália, Reino Unido e EUA. Em resposta, a França retirou os seus embaixadores de Camberra e Washington. Os ministros das Relações Exteriores dos países da UE expressaram a sua solidariedade com a França.