Angola defronta Mali com “olhos” nas meias-finais do Afrobasket

Angola defronta Mali com “olhos” nas meias-finais do Afrobasket

Angolanas e malianas discutem, esta noite, a partir das 20 horas, o passe para as meias-finais, em jogo referente para os quartos-de-final do Afrobasket dos Camarões. Ontem, nos “oitavos”, a Selecção Nacional venceu, por 82-65, a Selecção de Cabo Verde

Após vitória, por 82-65, ontem nos oitavos-de-final diante de CaboVerde, a Selecção Nacional sénior feminina defronta, às 20:00, o Mali, em jogo referente os “quartos” do Afrobasket, prova que acontece em solo camaronês.

As pupilas de Walter Costa sabem que para eliminar as malianas terão de apostar no jogo exterior, ou seja, no lançamento dos três pontos, porque debaixo do cesto as angolanas partem em desvantagem devido a baixa altura. Ainda assim, o contra-ataque pode ser uma boa arma para a Selecção Nacional chegar às meias-finais, rumo a melhoria do quarto lugar obtido na competição anterior. Para isso, a equipa técnica liderada por Walter Costa coadjuvado por Elisa Pires deve apostar na jogadora norte-americana naturalizada angolana, Italee Lucas, por causa da sua rapidez na transição com a bola e nos lançamentos a longa distância.

Nas hostes das malianas, Mariam Coulibaly, atleta que esteve em destaque na fase de grupos, e companheiras é um facto que a palavra de ordem é a vitória e chegar para a outra fase, onde o objectivo passa em conquistar o título. As malianas sabem que a equipa angolana, duas vezes campeã continental, não é uma “pera-doce”. Por esta razão, sabem dos cuidados a ter dentro do campo. No desafio de ontem, o cinco nacional entrou para a Arena dos Desportos com todo “gás”, fruto da determinação e domínio venceu o primeiro período por 28-7.

Mas, no segundo quarto, as cabo-verdianas foram as melhores e com a alguma surpresa vergaram, no parcial, por 16-24. No terceiro período, as angolanas, lideradas em campo por Rosa Gala, melhor cestinha com 14 pontos, foram as melhores, logo saíram em vantagem 21-18. Mesmo com três jogadores na casa dos dois dígitos, a Selecção de Cabo-Verde não conseguiu bater Angola no último quarto e evitar o afastamento do Africano.