Polícia detém dois cidadãos com mais de USD 2 milhões falsos

Polícia detém dois cidadãos com mais de USD 2 milhões falsos

Dois cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 27 e 30 anos, foram detidos ontem, no Lubango, província da Huíla, por terem sido flagrados com 2 milhões e 500 mil dólares norte-americanos falsos por uma equipa de efectivos da Polícia Nacional

O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional, 3º subchefe Fernando Tongo, disse que os dois cidadãos foram detidos em flagrante delito, quando pretendiam deslocar-se ao encontro de um cidadão de nacionalidade eritreia, que também está envolvido no processo de falsificação de moeda estrangeira.

Os presumíveis infractores transportavam a referida soma monetária numa caixa, quando foram abordados por uma equipa de operacionais do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), numa das ruas da cidade do Lubango, capital da província da Huíla.

Entretanto, os agentes não conseguiram deter, até ao final da tarde de ontem, o cidadão eritreu que suspeitam ser um dos cabecilhas do grupo e portador da máquina de falsificação de dólares.

Fernando Tongo garantiu que a corporação está a trabalhar no sentido de localizar e deter o cidadão de nacionalidade eritreia, que supostamente possui a máquina que produz as notas falsas de dólares.

Os dados oficiais indicam que os crimes de natureza económica e patrimonial têm vindo a crescer na província da Huíla, o que tem preocupado as autoridades policiais locais.

Sem revelar números, Fernando Tongo disse que a Polícia tem recebido muitas queixas relacionadas com a clonagem de cartões multicaixa, subtracção de valores monetários em contas bancárias de forma fraudulenta e burla.

“A Polícia Nacional está atenta a estes fenómenos mas, ainda assim, apelamos a todos os cidadãos a se manterem vigilantes no uso de equipamentos tecnológicos e a denunciarem qualquer tentativa de burla ou outra prática que lesa o seu património”, recomendou.