10 mil polícias vão ser reformados este ano

10 mil polícias vão ser reformados este ano

Dez mil efectivos da Polícia Nacional, entre os quais oficiais comissários e agentes, foram licenciados à reforma até final deste ano, revelou, nesta Sexta-feira, a chefe do Departamento de Protecção Social da Direcção de Pessoal e Quadro deste órgão castrense, intendente Manuela Caculo Simões.

Até Julho do corrente ano foram licenciados à reforma um total de 9.254 efectivos, dentre eles metade já  usufruem do direito à pensões, através da folha de pagamento da Caixa de Protecção Social do Ministério do Interior.

Manuela Caculo Simões prestou esta informação à margem do segundo dia de trabalhos do Seminário Metodológico da referida Direcção que terminou hoje, em Luanda.

Entre os reformados estão 145 oficias comissários, 1.034 oficiais superiores, 2.766 oficiais subalternos, 4.353 subchefes e 956 agentes, perfazendo um total de 9.254 efectivos.

A intendente esclareceu que, a Polícia Nacional, procedeu deste modo nos termos do Decreto-Lei nº4/08, de 25 Setembro, que aprova o Sistema de Protecção Social do Pessoal do Ministério do Interior.

De acordo com a oficial superior, dentre os mais de 9 mil, pelo menos cerca de 5.766 já usufruem do direito de pensões, através da folha de pagamento da Caixa de Proteção Social do Ministério do Interior, enquanto outros aguardam pela sua inserção, estando, actualmente, os mesmos, integrados na folha de salários da PN.