Etiópia: rebeldes do tigray acusados de matar civis

Etiópia: rebeldes do tigray acusados  de matar civis

Testemunhas oculares acusaram as Forças da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) de terem morto dezenas de pessoas na localidade de Kobo, Norte da Etiópia, noticiou Sábado, 25, a Agência de Imprensa Americana Associated Press (AP)

AAP citou uma testemunha ocular que afirmou ter contado 55 corpos quando fugia de Kobo, sua aldeia natal, na região de Amhara, Norte da Etiópia. Uma outra testemunha disse que as forças da TPLF haviam disparado contra 20 homens, enquanto outros indicaram que as forças rebeldes revistaram casas, massacrando homens e adolescentes. As alegações intervem numa altura em que a TPLF consegue progredir no terreno.

Segundo as mesmas fontes, trata-se de uma tentativa dos insurgentes de pressionar o governo etíope a acabar com a guerra que já dura há 10 meses e levantar o estado de sítio imposto sobre a província do Tigray.

Balanços preliminares indicam que dezenas, até mesmo centenas de vítimas foram fuziladas em Kobo, reporta a AP, que recolheu testemunhas de dezenas de pessoas que estiveram em Kobo no momento dos acontecimentos, e próximos das família vítimas. Com efeito, testemunhas oculares explicaram que a 09 de Setembro, os rebeldes tiveram vários combates com camponeses armados da mesma localidade.