Registo oficioso na Huíla prevê abranger mais de um milhão de eleitores

Registo oficioso na Huíla prevê abranger mais de um milhão de eleitores

O registo eleitoral oficioso, que arrancou na semana finda, em todo o país, prevê, a nível da província da Huíla, registar, até Março do próximo ano, mais de um milhão de cidadãos em idade eleitoral, anunciaram as autoridades locais

Para o êxito desta empreitada, o Governo da Huíla anunciou a criação de condições técnicas e humanas para tornar o processo de registo eleitoral oficioso viável e acessível a todos os cidadãos em idade para votar.

De acordo com o chefe de Departamento de Modernização Administrativa e Gestão dos Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP), Pedro dos Santos Mayato, as condições para o registo eleitoral oficioso, a nível da Huíla, já começaram a ser criadas o ano passado, o que vai garantir que a cifra de um milhão de eleitores seja registada sem quaisquer sobressaltos.

Segundo o responsável, este número conheceu um crescimento, sendo que no ano de 2018, os dados actualizados apontavam para a existência de 26 mil e 924 cidadãos eleitores.

Pedro dos Santos Mayato disse que o primeiro grupo de operadores que, numa primeira fase, estão a trabalhar nos oito BUAP’s, para igual número de municípios, Cacula, Chibia, Caluquembe, Matala Quilengues, Quipungo e Jamba, já foram formados em Agosto do ano em curso.

“O Gabinete de Registos em coordenação com a Direcção Nacional do Registo Eleitoral Oficioso, vem a trabalhar, desde o ano passado, na criação de condições para este processo”, adiantou, tendo acrescentado ainda que, “a Huíla tem todas as condições criadas para esta primeira fase. Já formamos 24 operadores na razão de 3 por cada balcão, sendo que o município do Lubango vai contar com dois balcões”, reforçou.

Província terá 42 BUA P’s

Por outro lado, Pedro dos Santos Mayato deu a conhecer que a província da Huíla vai contar com um total de 42 Balcões de Atendimento ao Público (BUAP), cujo funcionamento está a ser faseado.

Conforme explicou, nesta primeira fase arrancaram os oito balcões e os demais 16 poderão ser abertos na segunda e terceira fases, abrangendo os municípios de Caconda, Gambos, Humpata, Kuvango, Chibia, Jamba, Chipindo e Chicomba.

A fonte esclareceu ainda que os BUAP’s têm, para além de tratar assuntos ligados ao Registo Eleitoral Oficioso, a missão de emitir Bilhetes de Identidade, actualização do cartão de eleitor e a atribuição de cartão do munícipe para todos os cidadãos nacionais.

Comportamento a favor da paz

Por seu lado, o vigário da Arquidiocese do Lubango, Padre Domingos Maurício Kapembe, disse que nesta fase em que o país se encontra, torna-se necessário que os actores políticos optem por comportamentos tendentes a promover a paz e a reconciliação nacional.

“Já são visíveis alguns comportamentos menos bons no seio dos actores políticos nesta fase na vida política no nosso país. O nosso apelo vai no sentido de que estes tenham discursos virados para a promoção da paz, da reconciliação nacional e de amor ao próximo”, apelou.

Por outro lado, o sacerdote pediu a todos os cidadãos nacionais e em idade eleitoral que adiram massivamente aos postos criados para a realização do processo de registo eleitoral.