Comissão multissectorial acautela nova cerca sanitária em Luanda por incumprimento das medidas de prevenção e combate à Covid-19

Comissão multissectorial acautela nova cerca sanitária em Luanda por incumprimento das medidas de prevenção e combate à Covid-19

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, assegurou que os centros de tratamento da pandemia a nível do país já começaram a reflectir o efeito do aumento vertiginoso da Covid-19 em Angola

Segundo o responsável, em causa está a existência da circulação comunitária, em Luanda, das novas variantes do vírus SARSCOV- 2 que causa a Covid-19. O relaxamento das medidas de protecção individual e colectiva parte de todos os cidadãos.

Para o dirigente, apesar das recomendações, tem sido visível a concentração e movimentação de muitas pessoas até em recintos fechados, a realização de festas, o uso de álcool, música alta e o retorno agressivo às praias desde o dia 15 do corrente mês.

“Comportamentos que propiciaram o aumento do número de casos positivos, óbitos e outros constrangimentos na semana que acaba de terminar”, lamentou.

Franco Mufinda esclareceu que os centros de tratamento da pandemia a nivel do país já começaram a reflectir o efeito vertiginoso da Covid-19 em Angola, na medida em que os doentes chegam aos bancos de urgência com dificuldades e tropeços.

Assim sendo, os casos confirmados aumentaram, começam a escassear os meios e tem sido visível o cansaço físico a tomar conta dos bravos profissionais de saúde.

De acordo com o secretário de Estado, preocupados com esta situação, a comissão multissectorial, através do Ministério da Saúde, realizou, no dia 24 de Setembro, um estudo transversal em nove escolas da província de Luanda, com o critério de escolha dos municípios mais afectados como Luanda, Belas, Talatona e Viana.

Entretanto, foram testadas 933 pessoas com as idades compreendidas entre 11 e 25 anos. Deste número, foram encontrados 43 casos confirmados dando uma taxa de positividade de 4,6 por cento. O responsável considera como sendo uma taxa muito acima do último estudo realizado quando se procurava por uma evidência de circulação comunitária nas escolas e que não atingia um por cento.

Manifestou que, do percentual acima referido, todas as medidas de saúde pública foram tomadas.

Taxa de positividade nas escolas

Escolas do município de Talatona- 10,2 por cento

Escolas no município de Viana- 5,5 por cento

Escolas no município de Belas- 4,3 por cento

Escolas no município de Luanda- 1,7 por cento

“ Estas evidências e outras devem apelar ao nosso bom senso e voltar às boas práticas de prevenção, vamos evitar o luto e a dor nas nossas famílias. Tudo pode ser permitido mas nem tudo convém”, rematou o dirigente.

País regista 12 óbitos, 55 recuperados e 462 novos casos nas últimas 24 horas

Por outro lado, o secretário de Estado para a Saúde Pública fez saber que dos 462 novos casos, 285 estão em Luanda, 49 no Cuanza-Sul, 30 na Huíla, 28 no Cuando Cubango, sete no Zaire, seis em Malanje, quatro em Cabinda, dois no Bié, um na Lunda- Norte e igual número no Moxico e no Namibe. As idades variam entre um e 88 anos, sendo 226 do sexo masculino e 233 do feminino.

Deste exercício, foi registada a ocorrência de 12 óbitos, sendo nove do sexo masculino e três do feminino com as idades entre 44 e 49 anos, sendo seis em Luanda, três na Huíla, dois no Huambo e um no Cuando Cubango.

Entretanto, 55 pessoas foram recuperadas, com idades entre dois e 82 anos, das quais 24 no Huambo, 16 em Luanda, oito no Bié, quatro na Huíla e três no Cuando Cubango.

Com a alteração dos dados, o quadro epidemiológico da pandemia no país tem um total de 55.583 casos positivos, com 1.513 óbitos, 47.328 recuperados, 6.742 activos e 6.393 assintomáticos.

Dos activos, 28 estão em estado crítico, 41 graves, 191 moderados e 85 leves.