CIA admite que muitos informantes estrangeiros são capturados, mortos ou comprometidos

CIA admite que muitos informantes estrangeiros são capturados, mortos ou comprometidos

Oficiais da contra-inteligência dos EUA disseram numa carta secreta enviada a todas as suas bases no mundo que muitos agentes recrutados noutros países vão se perdendo, segundo uma mídia

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) enviou na semana passada aos seus escritórios noutros países uma carta em que adverte sobre uma perda crescente de informantes locais, informou The New York Times, citando várias pessoas familiarizadas com o assunto. A carta da CIA faz referência a dezenas de colaboradores estrangeiros presos ou até assassinados.

Há também outras pessoas que foram comprometidas ou convertidas em agentes duplos em benefício de serviços secretos de outros países, como o Irão, Rússia e China. Ao mesmo tempo, a CIA sublinhou que é difícil recrutar novos informantes. O problema fundamental é que os agentes da CIA subestimam as capacidades dos serviços de contrainteligência de outros países.

A carta enviada também critica a baixa competência técnica dos seus próprios agentes e a sua confiança excessiva nas suas fontes, conforme a mídia. Quanto às razões objectivas do actual pior desempenho dos espiões norte-americanos, a agência afirmou que isso está ligado ao maior desenvolvimento dos seus adversários. Em particular, aponta que o uso de scaneamento biométrico, reconhecimento facial, inteligência artificial e hacking facilitou a localização dos seus agentes fora dos EUA.