Carta do leitor: O falso médico em Benguela

Carta do leitor: O falso médico em Benguela

Caro coordenador do jornal O PAIS, obrigado pela oportunidade, pois, já penso em escrever alguma coisa neste espaço faz tempo… Num dos hospitais da província de Benguela, um jovem usava bata e circulava pelos corredores e salas do hospital com o intuito de tratar ou tender os pacientes, quando, em verdade, o seu objectivo era outro.

O suposto médico ou enfermeiro, sempre que estivesse nas salas, o seu objectivo era furtar os pertences dos pacientes. Certo dia, de acordo com as explicações dadas pela paciente que o apanhou numa outra unidade hospitalar da cidade das Acácias Rubras, o jovem furtava muitos telemóveis e nesse dia, fingiu que atenderia a senhora, mas a última da hora levou o telefone da mesma.

Esta, num belo dia, foi para uma outra unidade hospitalar e, ao ver o suposto médico, gritou pedindo socorro, foi assim que os seguranças o apanharam e o levaram às autoridades competentes. Um outro também me chamou atenção, mas em Luanda, de um jovem, já detido, que lançou uma granada de fumo, no Hospital dos Cajueiros, para matar a esposa.

Perante estes factos, penso que as autoridades, é verdade que os pacientes quando estão graves devem entrar rápido para o Banco de Urgência, devem ser mais rigorosas na forma como muitos cidadãos devem entrar nas unidades hospitalares, porque está em causa a integridade física dos médicos, pacientes e outros funcionários que prestam serviços nestas unidades.

POR: António Lessa