UNITEL investe USD 25 milhões e prepara lançamento do 5G

UNITEL investe USD 25 milhões e prepara lançamento do 5G

A operadora de telefonia móvel – UNITEL, garante ter investido USD 25 milhões no âmbito da preparação da infra-estrutura, inovação tecnológica e da transformação digital, estando a preparar-se, desde Setembro do corrente ano, para o lançamento do serviço 5G. A tecnologia 5G traduz-se numa rede de Internet móvel com maior velocidade, de 10 gigabytes por segundo, com latência (atraso) de 10 ms (milissegundos), para downloads e uploads, dando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Com este serviço, a operadora quer usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem à internet móvel ao mesmo tempo, sendo que, numa primeira fase, estará mais disponível nos centros urbanos. Para atender à crescente demanda pelos seus serviços, alinhada com a estratégia de melhoria contínua de acesso ao sinal e progressiva qualidade dos serviços prestados ao cliente, a operadora está a realizar um conjunto de acções em Luanda, Benguela e Cuanza-Sul.

De acordo com a operadora, este trabalho, em particular para Luanda, poderá afectar temporariamente a operacionalidade de serviços de voz e de dados nas zonas de Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona. Segundo a Angop, que cita uma nota da empresa, nesta primeira fase do projecto, que vai até ao final do ano, as intervenções estão a ser feitas no período das 8h30 às 18 horas. Estão a ser instalados equipamentos rádio de última geração para aumentar a oferta de serviços 3G, 4G e 4.5G, que vão contemplar mais de 400 locais com antenas da operadora. A acção teve início em Luanda, estendendo-se até ao final do ano, sendo que em Benguela e Cuanza-Sul ocorrerá apenas em Dezembro.