Irão está ‘nem perto’ de obter armas nucleares, mas Israel pode agir sozinho, diz ex-chefe da Mossad

Irão está ‘nem perto’ de obter armas nucleares, mas Israel pode agir sozinho, diz ex-chefe da Mossad

Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA e ex-diretor da CIA, disse, nesta Terça-feira (12), na 10ª Conferência Anual do Jerusalem Post, que a administração Biden enfraqueceu a posição de Israel e fortaleceu a do Irão

Pompeo defendeu a decisão da anterior administração Trump de abandonar em 2018 o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), conhecido como o acordo nuclear iraniano, dizendo que as políticas adotadas tornaram o mundo mais seguro em relação ao Irão. “Negamos-lhes recursos e negamos-lhes a possibilidade de construir uma capacidade de ameaçar o golfo”, comentou o ex-secretário de Estado dos EUA.

“O ataque contra Qassem Soleimani demonstrou a nossa disposição de defender os interesses americanos em todo o mundo”, acrescentou Pompeo, referindo-se ao ataque aéreo dos EUA conduzido em Janeiro de 2020 em Bagdá que matou o comandante da força de elite iraniana Quds. “O trabalho em que estávamos envolvidos pode ter impedido o Irã de obter uma arma nuclear”, disse. Depois que o presidente americano Joe Biden tomou posse, em Janeiro deste ano, a sua administração iniciou conversações para voltar ao JCPOA, mas, nove meses mais tarde, as negociações ainda continuam.

“A administração actual quer regressar ao acordo, de forma mais longa, melhor e mais forte? Bem, eu quero que seja mais longo, melhor e muito, muito mais forte”, disse Pompeo, acrescentando que mais um ou dois anos da administração Trump teriam acabado para sempre com as supostas ambições do Irã em relação às armas nucleares. “Nunca deixaríamos o Irão obter armas nucleares, durante o nosso governo”, observou Pompeo.

Por sua vez, Yossi Cohen, ex-chefe da agência de inteligência israelense Mossad, declarou durante a conferência que o Irão “actualmente, não está nem perto de adquirir uma arma nuclear”. Porém, tanto Cohen quanto Pompeo concordam relativamente a uma resposta israelita. “Temos que desenvolver capacidades que nos permitam ser absolutamente independentes”, comentou Cohen depois de afirmar que Israel tem a capacidade de impedir o Irão de obter uma arma nuclear. “Eles no Irão não devem dormir tranquilamente”, concluiu ex-chefe da Mossad.