Relações entre Angola e Turquia fortalecidas com a assinatura de vários acordos

Relações entre Angola e Turquia fortalecidas com a assinatura de vários acordos

Com a assinatura de sete acordos, as relações comerciais entre Angola e a Turquia tornam-se mais robustas, abrindo portas para uma vasta partilha de oportunidades e experiências entre os dois países

As relações entre a República de Angola e a República da Turquia estão agora mais fortalecidas com a visita de trabalho do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, à capital angolana, Luanda, que permitiu formalizar a cooperação bilateral, com a assinatura de vários instrumentos jurídicos. Na ocasião, o Presidente da República, João Lourenço, referiu que os sete instrumentos de cooperação assinados em Luanda juntam-se aos outros acordos já assinados em Ancara, capital da Turquia, aquando da sua visita de trabalho àquele país, em Julho do ano em curso.

O Chefe de Estado angolano considera que os empresários turcos têm agora maior oportunidade para investirem no mercado angolano, com a abertura das vias aéreas, ligação que passará a permitir a companhia aérea turca realizar vôos directos para Luanda. “Sentimo-nos honrados em receber, em Luanda, o Presidente da Turquia, três meses após a minha visita à Turquia, onde tivemos a oportunidade de estreitar as nossas relações de cooperação. Acreditamos que o futuro será próspero, olhando para o interesse que os empresários turcos demonstraram para investir em Angola”, disse, João Lourenço. Por seu turno, o Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, considerou histórica a sua visita à República de Angola, alegando que a mesma irá elevar para outro patamar as relações entre os dois países.

Tayyip Erdogan garantiu que o seu país está seriamente interessado em cooperar com Angola em vários domínios. O investimento para o comércio bilateral está avaliado em cerca de 500 milhões de dólares por ano. “Estamos aqui para mostrar as nossas experiências e oportunidades de negócio. Os nossos empresários vão fazer muitos investimentos em Angola, o que vai ajudar a baixar a taxa de desemprego”, disse, enaltecendo as reformas em curso no país, e o papel que Angola tem estado a desempenhar a nível internacional para manter a paz e a segurança na região da SADC. Para Tayyip Erdogan, os países africanos são parceiros estratégicos de cooperação, razão pela qual reiterou o convite ao Presidente João Lourenço a fazer-se presente no fórum empresarial – África/ Turquia, a realizar nos próximos dias. O Estadista turco que lamentou o domínio colonial que muitos países europeus estabeleceram sobre os países africanos e apelou ao trabalho conjunto para que se possa alcançar o bem comum de todos os povos.

Instrumentos jurídicos

As duas delegações rubricaram acordos de cooperação sobre assistência mútua em matéria aduaneira, no domínio da agricultura e da educação. Assinaram um memorando de entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio da República de Angola e o Ministério da Indústria e Tecnologia da República da Turquia, no domínio da indústria. Foi também assinada uma declaração conjunta para estabelecimento da Comissão Económica e Comercial Conjunta entre Angola e Turquia. Firmaram ainda um memorando de entendimento entre o Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia e o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola. As duas delegações assinaram ainda um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a corporação de Rádio e Televisão da Turquia. O Presidente Recep Tayyip Erdogan chegou à capital angolana no Domingo, 17, e termina a sua digressão nesta Terça-feira.