1º de Agosto falha apuramento à segunda fase da Taça da Confederação

1º de Agosto falha apuramento à segunda fase da Taça da Confederação

O clube central das Forças Armadas Angolanas foi, este Domingo, afastado da Taça da Confederação, vulgo “Nelson Mandela, ao empatar sem golos diante do Red Arrows da Zâmbia, na 2ª mão da penúltima eliminatória da prova. Na 1ª mão, os militares perderam por uma bola sem resposta. Com este resultado, os rubro-negros desperdiçaram a oportunidade de garantir o passe para a última fase da segunda prova mais importante do calendário da Confederação Africana de Futebol (CAF)

Depois de ter perdido por uma bola sem resposta, na primeira “mão” da penúltima eliminatória de apuramento à fase de grupos da Taça Nelson Mandela, o 1º de Agosto não teve argumentos para suplantar o Red Arrows da Zâmbia, no desafio de resposta, disputado, este Domingo, no “tapete” verde do Estádio 11 de Novembro, na capital do país.

O conjunto zambiano entrou forte, a ocupar os espaços, bem como a condicionar, em grande medida, o segundo terço do embaixador angolano. Os militares tiveram muitas dificuldades no corredor central, visto que os visitantes pressionavam alto e ganhavam sempre as primeiras e segundas bolas. Em virtude disto, a formação angolana viu-se obrigada a apostar nas características individuais, nomeadamente, na velocidade de Zine e Bryan Moya para tentar surpreender o adversário.

O 1º de Agosto, sob o comando do sérvio Srdjan Vasiljevic, teve a primeira grande ocasião, aos 20 minutos, por intermédio de Melono Dala, mas o remate não teve a direcção certa. De seguida, Bito sofre falta na grande área, mas o árbitro mandou seguir o encontro, entendendo que o avançado angolano não teve disponibilidade física para disputar o lance com o seu adversário.

Depois deste lance que deixou imensas dúvidas, Zine teve, aos 37 minutos, a soberana oportunidade para abrir o activo, mas a bola embateu no poste, lance que deixou os adeptos, sócios e equipa técnica com os nervos à flor da pele. Deste modo, o resultado ajusta-se ao que se passou dentro das quatro linhas, uma vez que ambas as formações não foram eficazes no último terço.

Recorde-se que o Interclube garantiu de forma prematura o apuramento para a fase de grupos da Taça da Confederação, depois de o CFFA de Madagáscar ter desistido da prova, devido a problemas financeiros. No Sábado, 23, o Sagrada Esperança da Lunda Norte fez história ao garantir a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões da CAF.