Governo da Huíla apoia famílias das 11 vítimas mortais da Chibia

Governo da Huíla apoia famílias das 11 vítimas mortais da Chibia

O Governo Provincial da Huíla está a apoiar as 11 famílias que perderam os seus entes-queridos no acidente ocorrido na Estrada Nacional Nº 105, no troço Chibia Lubango, envolvendo um camião e um Toyota, modelo Hiace

O acidente provocou a morte imediata no local de 10 ocupantes dos 14 passageiros que vinha na viatura de marca Toyota, que se encontrava a fazer serviços de táxi, ao passo que as pessoas que seguiam no camião, afecto a uma empresa, saíram ilesas.

Os quatro feridos foram transportadas para o Hospital Central do Lubango, onde uma delas, que se encontrava em estado critico, veio a perder a vida, elevando para 11 o número de vítimas mortais. Não obstante, a equipa médica destacada na Unidade dos Cuidados Intensivos (UCI) da maior unidade sanitária da região Sul do país, continua a tudo fazer para salvar o outro paciente que se encontra em estado crítico.

Trata-se de um jovem de 26 anos de idade que está com vários ferimentos. “Este paciente teve um traumatismo crânio-cefálico grave. É um paciente que se encontra em coma com uma pontua de seis pontos. Está sob ventilação mecânica, em função da magnitude do trauma”, explicou o médico Augusto da Fonseca.

Acrescentou de seguida que “o doente apresenta múltiplos focos de contusão cerebral e também contusão pulmonar direita”.

Os outros dois pacientes, entre eles uma criança, estão fora de perigo e, de acordo com o médico que os acompanha, a qualquer momento poderão receber alta médica.

O Governo Provincial da Huíla garantiu ontem que está a apoiar os familiares com todos os meios logísticos, no âmbito das suas obrigações sociais, numa acção coordenada com a Administração Municipal da Chibia.

Para além do apoio destinado a auxiliar as famílias na realização dos funerais, as autoridades administrativa garantem prestar outro auxílio relativamente ao processo de indemnização contra a empresa proprietária do camião que esteve na origem do acidente.

Em declarações à imprensa, o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, solidarizou-se com as famílias enlutadas, que se despedirão dos seus entes queridos hoje, no Cemitério Municipal da Chibia. O governante lamentou o ocorrido encorajando as famílias enlutadas e condenando a imprudência nas estradas que, muitas vezes, tem estado na base de muitos acidentes.

“Já somos poucos para os desafios que o país e a província da Huíla, em particular, nos apresentam. Não há nenhuma necessidade de continuarmos a morrer nas estradas, em situações que podem ser facilmente evitáveis”, disse o governante.