Angola afirma-se entre produtores de ouro no mundo

Angola afirma-se entre produtores de ouro no mundo

O início da produção de ouro em Angola, em 2019, constitui um marco para que o país ocupe um lugar na lista dos maiores produtores do minério, considerou ontem, Terça-feira, no Lubango, província da Huíla, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo

Nos principais países produtores de ouro no mundo destaca-se a China, Austrália, Rússia, Estados Unidos de América (EUA), Indonésia, Perú, Canadá, Gana, México e Cazaquistão.

Angola tem actualmente 28 projectos afins licenciados, dos quais 20 estão na fase de prospecção, oito já possuem os títulos de exploração e apenas dois iniciaram a produção e comercialização, disse o ministro.

Ao abrir o primeiro seminário sobre a ‘Mineração de Ouro em Angola’, afirmou que com esse passo abriu-se uma era suportada pelo novo modelo de governação do sector mineiro, primando o desenvolvimento das cadeias de valor dos minerais, bem como a predominância do sector privado.

Reconheceu que ainda há um longo caminho por percorrer para atingir-se as metas desejadas, no entanto o seminário é ideal para o melhoramento do desempenho e eficiência, com vista a aumentar a produção e os dados estatísticos existentes.

Reforçou que o país engloba um território cuja geologia é favorável a ocorrência de diversos minerais, conforme atestam dados históricos e os resultados do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), no entanto esses recursos só vão ser transformados em riquezas após o seu estudo e confirmação.

Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social da Huíla, Maria João Chipalavela, o encontro privilegia a estratégia da diversificação da economia nacional, tornando a Huíla, numa região de eleição para o investimento e criação de mais empregos.

Defendeu a necessidade de aprofundar- se o desenvolvimento das capacidades e competências no âmbito das ciências geológicas, prestar atenção a capacitação do potencial humano para que os técnicos respondam a estes desafios, trazendo a excelência para o trabalho.

O primeiro seminário sobre mineração de Ouro em Angola, decorre sobre o lema “por um sector mineiro responsável, dinâmico e produtivo, uniformizemos os procedimentos”, vai avaliar a situação actual em matérias de prospecção, exploração e comercialização do referido mineral no país.

O encontro vai apresentar a situação para cada projecto mineiro de acordo com cada estágio de desenvolvimento, perspectivas para o crescimento da produção industrial, procedimentos a adoptar para melhoria da comercialização do ouro, formação profissional para a juventude e criação de emprego como factor de estabilidade económica permanente e análise da situação do garimpo.

Participam do mesmo, com duração de um dia, o secretário de Estado e directores nacionais do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, membros do Governo da Huíla e investidores do ramo no País.