Casa Branca afirma que os EUA estão ‘sem dinheiro’ para fornecer ajuda militar à Ucrânia

Casa Branca afirma que os EUA estão ‘sem dinheiro’ para fornecer ajuda militar à Ucrânia

A Casa Branca fez um apelo urgente aos legisladores para aprovar ajuda adicional para a Ucrânia, dizendo que o país está “quase sem tempo”, já que as agências dos EUA gastam os últimos fundos restantes de pacotes de segurança anteriores.

Numa carta dirigida aos líderes do Congresso, na Segunda-feira (4), a chefe do Gabinete de Gestão e Orçamento da Casa Branca (OMB, na sigla em inglês), Shalanda Young, alegou que a ajuda passada dos EUA tinha resultado em “vitórias militares significativas” para a Ucrânia e passou a instar por mais.

“Quero ser clara: sem a acção do Congresso, até o final do ano, ficaremos sem recursos para adquirir mais armas e equipamentos para a Ucrânia e fornecer equipamentos de reservas militares dos EUA”, disse ela. “Não há nenhum pote mágico de financiamento disponível para atender esse momento.

Estamos sem dinheiro – e quase sem tempo.” Young notou que em meados de Novembro o Pentágono gastou 97% dos USD 62,3 biliões que recebeu para Ucrânia, enquanto o Departamento de Estado e a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) tinha esgotado todos os fundos alocados.

A funcionária da Casa Branca também alertou que a economia da Ucrânia poderia implodir sem a assistência dos EUA, dizendo que Kiev “não será capaz de continuar a lutar, ponto final”, no caso de uma grave recessão.