Indonésia: 319 mortos em Lombok, abalados por tremor violento

Indonésia: 319 mortos em Lombok, abalados por tremor violento

A avaliação do terramoto em Lombok, abalada por um tremor violento na Quinta-feira, continua a crescer e agora está em 319 mortos na ilha indonésia, onde as áreas devastadas continuam sem acesso. “As informações mais recentes indicam 319 mortes”, disse em entrevista colectiva o ministro da Segurança, Wiranto.

O recorde anterior foi de 164 mortes. Mais de mil pessoas ficaram gravemente feridas e cerca de 270 mil foram deslocadas, disse um porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, à noite. Desde o terramoto de magnitude 6,9 no Domingo , cujo epicentro foi localizado no Norte da ilha vulcânica, o mais violento dos 355 tremores secundários foi registado na Quinta-feira, acrescentou. Essa réplica de magnitude 5,9 foi sentida até na ilha vizinha de Bali, a mais turística do arquipélago do sudeste asiático.

Em Lombok, “edifícios foram danificados e 24 pessoas ficaram feridas por detritos em queda”, disse Sutopo. As pessoas evacuadas após o terramoto de Domingo e abrigadas em abrigos improvisados atravessaram a rua a gritar, motocicletas estacionadas caíram ao chão e paredes de prédios desmoronaram-se, disse um jornalista da AFP. “Ficamos presos no trânsito na hora de trazer ajuda (às vítimas) e, de repente, é como se nosso carro tivesse sido atingido pelas costas, era forte”, disse à AFP. testemunha, Sri Laksmi.

“As pessoas na rua começaram a entrar em pânico e saíram dos seus carros, e correram em direcções diferentes no meio do tráfego”, acrescentou. No terreno, equipas de socorro estão tendo dificuldade para chegar a certas áreas devido às estradas danificadas pelo terremoto no norte e leste de Lombok, o mais próximo do epicentro – longe das áreas turísticas.