Ministério da Defesa do Brasil envia 20 blindados para a fronteira com a Venezuela

Ministério da Defesa do Brasil envia 20 blindados para a fronteira com a Venezuela

O Ministério da Defesa confirmou o envio de 20 veículos blindados para o município de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela.

Os blindados, que são do modelo Guaicuru, sairão do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. A estimativa é que o transporte dure cerca de um mês.

Além dos veículos, o ministro da Defesa, José Múcio, confirmou que 130 homens também serão enviados para reforçar o contingente.

De acordo com Mucio a operação já estava em preparo para o combate ao garimpo na região, mas agora poderão também, segundo ele, ajudar na segurança brasileira.

Os reforços estão sendo enviados ao Norte do país após as tensões entre Venezuela e Guiana aumentarem pelo território de Essequibo.

No Domingo, dia 3 de Dezembro, os venezuelanos votaram “sim” em relação ao referendo consultivo em defesa do território de Essequibo, apoiando a criação de uma nova província, a “Guayana Esequiba”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, proferiu declarações pedindo o bom senso tanto para Guiana quanto para a Venezuela e afirmou que nem a América do Sul, nem o mundo precisam de mais confusão.