MRE russo cita prioridades do país na presidência do BRICS

MRE russo cita prioridades do país na presidência do BRICS

Durante a presidência da Rússia no BRICS, em 2024, o país pretende colocar o foco na cooperação interbancária, com ênfase no aumento das transacções em moedas nacionais, informou o Ministério das Relações Exteriores russo

“A delegação russa desenvolveu uma apres e n t a ç ã o detalhada dos planos de trabalho para 2024. De acordo com a decisão da cimeira de Joanesburgo, durante a presidência russa será dada atenção especial à integração orgânica dos novos membros do BRICS na arquitectura do sistema multilateral de cooperação”, afirmou.

Além disso, o país pretende trabalhar em novas modalidades de parcerias. Ainda segundo o MRE, a Rússia coloca o objectivo de aumentar o papel dos Estados-membros do BRICS no sistema financeiro internacional, na cooperação interbancária, focada em negociações em moedas nacionais.

“Outras prioridades incluem o aumento da coordenação política externa no formato BRICS, principalmente nas principais plataformas internacionais, fortalecimento da interacção sobre o combate ao terrorismo, lavagem de dinheiro, segurança da informação internacional, bem como devolução de bens obtidos por meios ilícitos”, adicionou.

De 30 de Novembro a 3 de Dezembro, na África do Sul, foi realizada a reunião final dos sherpas e sub-sherpas dos países do BRICS, sendo a Rússia representada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov.