Editorial: Encontro com estudantes

Editorial: Encontro com estudantes

Hoje é 1 de Outubro, o mês em que terão início no país as aulas no ensino superior e noutros do primeiro e segundo ciclos, seis meses depois de o primeiro Estado de Emergência ter ditado o encerramento destes estabelecimentos.

Hoje, também, 1 de Outubro, a ministra do Ensino Superior, Maria Sambo, se reúne com a associação dos estudantes do ensino superior para debaterem sobre as condições existentes, que farão com que, na Segunda- feira, 5, se possa regressar sem os receios de uma contaminação em massa.

A Associação das Instituições do Ensino Superior Privadas tem dado garantias da existência de meios de biossegurança para que se retorne, mas, ainda assim, persistem, no seio dos estudantes e dos encarregados de educação, os receios de que possa vir a ocorrer o aumento de casos como nos outros países.

É ponto assente de que a Covid 19 continua a ser uma ameaça a todos os níveis. Ainda assim, antes da descoberta de uma vacina, é necessário que a vida prossiga, mas, para tal, é importante que se criem meios para que assim ocorra. E hoje, perante os estudantes, a ministra poderá demonstrar as garantias de que, a partir de Segunda- feira, 5, a ida às universidades será sem constrangimentos e que ninguém sairá de lá apenas com os conhecimentos que se tentou travar desde que a pandemia obrigou a um confinamento total.