Angola e França buscam reforço na cooperação interparlamentar

Angola e França buscam reforço na cooperação interparlamentar

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, vai visitar a República da França, em Março de 2024, no âmbito do reforço da cooperação parlamentar entre os dois países. A embaixadora da França acreditada em Angola, Sophie Aubert, foi recebida, ontem, pela presidente da Assembleia Nacional, com quem abordou questões ligadas ao reforço da cooperação bilateral.

A diplomata francesa confirmou a visita da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira à República da França, prevista para Março de 2024, e avançou que os dois países estão em busca do reforço da cooperação parlamentar. “No que diz respeito à Assembleia Nacional, estamos a pensar em elaborar um documento para assinalar o nível da nossa cooperação. Vamos estudar os pontos que interessam os dois Estados para desenvolvermos dentro desse quadro”, disse.

O encontro, mantido ontem, serviu igualmente para abordar questões ligadas à cooperação bilateral em vários domínios, analisar o impacto da última ses- são da 147.ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), que Angola acolheu recentemente, e reforçar a troca de experiências entre os grupos de amizades.

“As nossas relações são muito boas. Temos vários acordos de cooperação, intercâmbio e trocas de experiências. É muito importante para a República da França fazer o acompanhamento de todos os projectos que visam o desenvolvimento de Angola, porque nós estamos aqui para cooperar”, avançou.

Trocas comerciais

Sophie Aubert fez saber que as trocas comerciais entre Angola e a França rondam os 3500 milhões de dólares, cerca de 3.5 biliões de dólares. Os dois países cooperam nos domínios de segurança alimentar, da agricultura, energia e água, transportes e da formação do capital humano.