Angola e Nigéria vão cooperar no domínio da legislação sobre recursos hídricos

Angola e Nigéria vão cooperar no domínio  da legislação  sobre recursos hídricos

O ministro dos Recursos Hídricos e Saneamento da Nigéria, Joseph Terlumum Utsev, recebeu na última terça-feira, 06, em audiência, o embaixador José Bamóquina Zau para avaliarem os campos de cooperação bilateral nos domínios dos recursos hídricos e apoio à agricultura irrigada para segurança alimentar.

As duas entidades concluíram identificar potenciais áreas de cooperação na formulação da legislação nacional sobre águas, de programas e de políticas de recursos hídricos, desenvolvimento e apoio à agricultura irrigada, colecta, análise e divulgação de dados hidrometeorológicos e hidrológicos, bem como de fornecimento de água adequada para o uso doméstico e industrial.

O embaixador angolano José Bamóquina Zau apresentou na ocasião um convite verbal do ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges, para o seu homólogo Joseph Terlumum Utsev, de modo que este visite Angola ainda neste ano. O convite foi aceite com satisfação pelo ministro dos Recursos Hídricos e Saneamento da Nigéria.

“Estamos entusiasmados e interessados em desenvolver uma nova página de cooperação com Angola e o nosso interesse é absoluto”, afirmou o governante Terlumum Utsev. É de realçar que este novo campo de cooperação entre Angola e a Nigéria poderá figurar nas discussões que visam actualizar os instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois Estados durante a reunião da Comissão Mista Bilateral prevista para este ano numa das duas capitais.