Governador Kiteculo doa bens diversos à penitenciária Luzia

Governador Kiteculo doa bens diversos à penitenciária Luzia

O governador provincial da Lunda-Sul, Ernesto Kiteculo, garantiu, ontem, Sábado, em Saurimo, apoiar com bens de primeira necessidade e diversos materiais a penitenciária Luzia, com vista a suprir algumas dificuldades com que se debate aquela instituição prisional.

A garantia foi dada durante uma visita de constatação à cadeia, tendo adiantado que todo apoio é bem-vindo, advogando que tais acções permitirão que surjam novos programas de formação técnico-profissional, visando formar homens capazes de desenvolver a região.

Ernesto Kiteculo, após o término da visita, conversou com a população penal, apelandoa para maior responsabilidade, ética e respeito com os companheiros na cadeia, para que possam beneficiar de indultos. Sublinhou que muitos dos jovens aprisionados estão a aprender vários cursos e o Governo necessita desta mão-de-obra qualificada, para ajudar a desenvolver a província.

“Este lugar hoje reeduca pessoas que foram cometendo erros, espero que quando uns, terminarem as suas penas, se foquem no desenvolvimento socio-económico da província, porque quem cometer poderá voltar à cadeia”, alertou. Ernesto Kiteculo procedeu à entrega de um kit de material didáctico, com vista a incentivar a população penal a ler e a escrever.

Os presos, para além do campo formativo, muitos deles dedicam-se à produção agrícola e o estabelecimento prisional debate-se com problemas da falta de água e meios de transportes.

Com capacidade para albergar 475 reclusos, o estabelecimento prisional da Luzia conta com meios modernos de monitorização, área de artes e ofícios, blocos feminino e masculino, centro médico, lavandaria, refeitórios, cozinha industrial, padaria, entre outras áreas. Actualmente comporta 428, sendo 210 detidos, 218 condenados, incluindo seis estrangeiros da República Democrática do Congo.