Huíla acolhe Palestra sobre medidas de apoio ao aumento da produção nacional

Huíla acolhe Palestra sobre medidas de apoio ao aumento da produção nacional

Nos últimos tempos, os empresários dos diferentes sectores económicos do país têm vindo a lamentar a falta de políticas voltadas ao apoio às suas actividades com vista a promover o desenvolvimento sócio-económico nacional Para responder estas e outras inquietações, a cidade do Lubango, capital da província da Huíla, acolhe hoje um palestra durante a qual serão abordados diversos assuntos direccionados às Medidas de Apoio ao Aumento da Produção Nacional.

Esta palestra é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia e Planeamento, em parceria com os ministérios das Finanças, da Justiça e Direitos Humanos, do Ordenamento do Território e Habitação, do Interior, da Energia e Águas, da Construção e Obras Públicas, do Ambiente, da Saúde e da Agricultura e Florestas.

No certame, que conta também com as participações dos ministérios das Pescas, da Industria, do Turismo, dos Recursos Minerais e Petróleos, bem como o Banco Nacional de Angola (BNA) vão ser discutidos, entre outros assuntos, a melhoria do ambiente de negócios e concorrência e pagamento de impostos.

Na palestra, que se prevê longa, vão ser igualmente discutidos os temas referentes à abertura de empresas, registo de propriedade, resolução de insolvência, obtenção de alvará comercial, simplificação dos procedimentos do comércio entre fronteiras e processo de concessão de terrenos. A palestra vai ainda abordar questões ligadas à obtenção de vistos, obtenção de licença ambiental, análises laboratoriais e importação de medicamentos. Segundo o director do Gabinete Provincial Para o Desenvolvimento Economico Integrado, Nandi Kapenda, a palestra é destinada aos empresários e aos agentes económicos da província da Huíla.